19/07/2024 13h39

Governador inaugura obras e anuncia novos investimentos em Pinheiros

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (19), em Pinheiros, na microrregião Nordeste, para realizar a inauguração de obras e o anúncio de novos investimentos. Foram entregues o novo Centro Comercial Horto das Perobas, a pavimentação do trecho da Rodovia ES-137 entre São João do Sobrado e o Morro do Oratório (Boa Esperança), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Domiciano e o Campo Bom de Bola do Assentamento Nova Vitória.

“Por onde a gente anda tem obra do Governo do Estado, sempre em parceria com as prefeituras. Hoje é um dia de grandes entregas, como a do Centro Comercial que também é rodoviária. Esse espaço ficou lindo e vai atender muito bem a população de Pinheiros. Estamos fazendo a construção da nova sede da Polícia Militar e autorizamos a contratação do Contorno de Pinheiro, que vai ajudar a toda região. Somente um Estado organizado consegue fazer tantos investimentos como realizamos em todos os municípios capixabas”, afirmou o governador.

Durante a agenda, Casagrande inaugurou as obras de construção do Centro Comercial Horto das Perobas, no Centro do município. Com investimento de R$ 3,1 milhões, as intervenções contam com 663 metros quadrados de área coberta e 712 metros quadrados de edificações. Foram implantados dois guichês para venda de passagens, oito lojas, banheiros, postes de iluminação, pavimentação em blocos de concreto, meio fio e calçada cidadã. Ao todo, foram utilizados 25.612 quilos de estrutura metálica de perfis laminados. O novo equipamento público deve beneficiar cerca de 27 mil habitantes.

“A base da economia de Pinheiros está nos setores da agricultura e pecuária, possuindo atualmente uma das maiores áreas cultivadas do Estado e sendo líder em várias atividades de exploração agropecuária. Pinheiros é o maior produtor de mamão do Brasil e do Espírito Santo. Além do consumo interno, o mamão de Pinheiros é exportado para França, Itália, Inglaterra e Portugal. O Centro Comercial Horto das Perobas traz maior desenvolvimento econômico para o município, com geração de emprego e renda”, afirmou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

O governador também inaugurou as obras e serviços de pavimentação na Rodovia ES-137. Foi realizado o revestimento primário em Revsol no trecho com 14 quilômetros de extensão entre São João do Sobrado, em Pinheiros, até o Morro do Oratório, em Boa Esperança. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), com investimento de R$ 2,3 milhões. A pavimentação conta com pista simples de sete metros de largura e execução de drenagem profunda, com bueiros e caixas coletoras.

Ainda no município, Casagrande fez uma visita técnica às obras de construção da 19ª Companhia de Polícia Militar e de novos equipamentos esportivos. “Além dessa visita, estamos fazendo a entrega da pavimentação da ES-137. Quem passa por aqui já percebe a diferença que um investimento dessa faz na vida das pessoas. Impulsiona o desenvolvimento econômico da região, facilita o transporte de mercadorias agrícolas e melhora a segurança viária dos usuários”, destacou o diretor presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Foi inaugurada ainda a nova Unidade Básica de Saúde no bairro Domiciano, que faz parte do Componente Infraestrutura do Plano Decenal APS+10, da Secretaria da Saúde (Sesa). Além da UBS em Domiciano, está em construção na cidade a UBS de Vila Nova, também viabilizada pelo Plano. Os projetos arquitetônicos das UBS são baseados em modelo próprio do município.

As duas unidades têm investimento da ordem de R$ 2,2 milhão e cada uma contará com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família para atender a população do território onde estão instaladas. O Plano Decenal APS+10 (Portaria Sesa nº 075-R, de 10 de maio de 2022) visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde mais humanizados, acolhedores e resolutivos, por meio da elaboração de ações e programas para a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Ao todo, 52 municípios estão sendo contemplados com repasse de recursos para construção de 110 novas unidades básicas de Saúde em todo o Espírito Santo.

Casagrande também realizou a inauguração do Campo Bom de Bola do Assentamento Nova Vitória. A obra realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), tem investimento de R$ 835 mil. O equipamento conta com gramado sintético, de alto padrão, além de área com piso cimentado para aquecimento dos atletas e bancos de reservas, fechamento com alambrado com cinco metros de altura sobre alvenaria de blocos rebocada e pintada e sistema de iluminação.

“Estamos investindo em obras no esporte em todos os cantos do nosso Estado. Isso só é possível porque temos um Estado organizado e uma gestão que sabe da importância do investimento no município. Equipamentos como este trazem mais qualidade de vida e saúde para a população. Investir no esporte é isso: é valorizar o bem-estar, a saúde e a educação dentro das nossas comunidades, especialmente crianças e jovens”, comentou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Também estiveram presentes o prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, além dos secretários de Estado, Miguel Duarte (Saúde) e Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo).