29/07/2010 00h20 - Atualizado em 24/01/2019 12h06

Governador participa da abertura da Mec Show 2010

O governador Paulo Hartung participou, na tarde desta quarta-feira (28), da abertura da Feira de Metalmecânica, Energia e Automação – Mec Show 2010, que prossegue até a próxima sexta-feira (30), no Pavilhão de Carapina, na Serra. A feira, que acompanha o crescimento da indústria e as novas descobertas de gás e petróleo no Espírito Santo, também contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, em um debate sobre investimentos na Região Sul do Estado, e na abertura do X Congresso de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi), às 19h30.

No Espírito Santo, o setor metalmecânico é um dos mais fortes da economia capixaba, pois movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano, o que representa 17% do PIB estadual.

São gerados cerca de 30 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em cerca de 1.500 empresas de transformação de metais e de produção de bens e serviços intermediários, como fundição, forjaria, oficinas de corte, soldagem e estamparia. O setor também envolve a produção de bens finais, como máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte.

O governador Paulo Hartung visitou a feira e destacou a importância do setor para a economia capixaba. “A cada ano a feira está mais bem estruturada. Estamos vivendo a consolidação desse espaço de negócios, onde potencializamos as relações com os diversos elos da cadeia produtiva metalmecânica e também na área de energia e de automação. Trata-se de um setor gerador de emprego e que promove a renda em nosso Estado”, afirmou.

Hartung destacou que um dos principais desafios do setor está relacionado à qualificação de mão-de-obra. “Há novos desafios. Um deles central, que é a qualificação de mão-de-obra. Temos empreendido um grande esforço no sentido de fazer um verdadeiro mutirão para que possamos qualificar cada dia mais nossos trabalhadores e, particularmente, nossa juventude. Queremos que as novas oportunidades de emprego vindas com o terceiro ciclo de nossa economia possam ser aproveitadas pelos capixabas”, ressaltou.

Antes da abertura oficial do evento foi realizada uma mesa-redonda, coordenada pelo secretário Márcio Félix, com o tema “Investimentos previstos e oportunidades para fornecedores e investidores da Região Sul Anchieta”. Participaram da mesa o prefeito de Anchieta, Edival Petri; o vice-presidente da CSU, Dimas Bahiense; e o gerente geral da Samarco, Maury de Souza.

O secretário também falou sobre “A exploração de petróleo na camada pré-sal, suas consequências e a importância das engenharias neste contexto”.

O início da produção no Espírito Santo foi consolidado no dia 15 de julho, com a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para celebrar, junto com o governador Paulo Hartung e representantes da Petrobras, o início da exploração comercial de petróleo na camada pré-sal.

De acordo com o secretário Márcio Félix, esse é um momento de grande oportunidade para o Estado. “Esse início significa um crescimento espetacular para o Espírito Santo, que vai triplicar sua produção considerando o período entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010. Com isso, o Espírito Santo se consolida como o segundo polo de petróleo no Brasil, já que a nossa produção, hoje, já é maior que as produções de Norte e Nordeste juntas”, afirma Félix.

Além do pré-sal, mais de 150 participantes de todo o Brasil debaterão temas relacionados a experiências de empresas nacionais e internacionais em melhorias ambientais, e o perfil de quem alcança o sucesso no mercado de trabalho.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica – Seção Espírito Santo (Abemec-ES), Aristóteles Lyrio, a expectativa é de que profissionais de 25 estados participem do evento para debater o futuro do setor, que avançou nos últimos anos, tanto no mercado nacional como no internacional.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões