Governador participa da inauguração de equipamento para diminuir emissão de partículas
O governador do Estado, Renato Casagrande, ao lado de representantes de entidades signatárias do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), visitou nesta quinta-feira (6) a mineradora Vale para participar da inauguração do Canhão de Névoa, no Porto de Tubarão, em Vitória. O equipamento é uma das ações pactuadas no TCA para reduzir a emissão de partículas de minério de ferro no ar da Grande Vitória.
Casagrande acionou de forma simbólica os Canhões de Névoa em um dos pátios de pelotização ao lado do presidente da Vale, Eduardo Bartolomeu. Estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente, Fabricio Machado; de Desenvolvimento, Heber Resende; e o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza.
“Temos muitos assuntos com a Vale: a ferrovia, o retorno da Samarco, ações de inovação e tecnologia, além da melhoria na logística no Estado. Temos uma preocupação com os desastres de Mariana e Brumadinho, mas também com o fornecimento de matéria prima para outras empresas do Estado”, afirmou o governador, ressaltando a necessidade de diálogo em decorrência da importância da empresa para o desenvolvimento do Espírito Santo.
No entanto, Casagrande apontou que as ações na área ambiental são fundamentais para a manutenção do diálogo. “Considero que essa agenda da poluição do ar tem a compreensão de todos que chegou ao limite. Ou se resolve isso ou teríamos uma ruptura nessa relação. A Vale está dialogando e fazendo investimentos grandes, assim como a Arcelor tem que fazer – se já não começou. Não vamos resolver totalmente a poluição, mas iremos amenizar muito. O Estado precisa avançar na política de qualidade do ar”, afirmou.
O governador lembrou que foi lançado nessa quarta-feira (5) o Inventário da Qualidade do Ar, com dados referentes às emissões no ano de 2015. “Com a forma pronta podemos avançar de forma mais atualizada”, pontuou. Ele destacou ainda o papel dos Ministérios Público Estadual e Federal no controle das ações das empresas. “Eles têm tido coragem para que possamos debater o tema, cobrando das empresas e trazendo essas empresas para a discussão. Nos dando uma segurança ambiental e criando um ambiente mais sustentável”, acrescentou.
Casagrande aproveitou a oportunidade para convidar as empresas para a realização de reuniões periódicas em seu gabinete para o acompanhamento das medidas para mitigar o problema. “Até o final de 2022 teremos outras oportunidades para retornar na empresa e acompanhar outras ações. A cada seis meses vamos realizar reuniões no gabinete do Governador para fazermos esse acompanhamento e analisar os resultados. Esperamos uma redução de partículas no ar e uma maior qualidade do ar na nossa Região Metropolitana”, reforçou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843