20/06/2017 21h10 - Atualizado em 20/06/2017 23h32

Governador participa de celebração de 50 anos da Biblioteca Pública de Linhares

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O governador Paulo Hartung participou, na noite desta terça-feira (20), do evento que celebrou o Jubileu da Biblioteca Municipal de Linhares "Antonio Azevedo Lima". As festividades foram realizadas na tradicional Praça 22 de Agosto, espaço em que a biblioteca está localizada. As comemorações dos 50 anos da biblioteca contou com à criação de um selo comemorativo que será utilizado pelos Correios.

Em discurso, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância do acesso ao conhecimento como ferramenta transformadora e instrumento de inclusão, promovendo maiores condições de igualdade e oportunidades em terras capixabas.

"Essa é uma bela celebração. Quando convidado, rapidamente aceitei o convite. Eu aprendi cedo e, lendo muito, que uma comunidade não tem futuro se ela não conhece profundamente o seu passado. E é isso o que acontece aqui. Estamos abrindo a janela e visitando o passado de Linhares. Essa viagem na história do município encontra um marco importante que é a biblioteca e me permitam citar, Fernando Pessoa: 'cultura porque a vida não basta'. Cultura conectado com acesso muda as pessoas e a sociedade", disse Paulo Hartung.

Ao longo do evento, o selo foi entregue em forma de honraria a pessoas que contribuíram para a história do local: o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; a professora e contadora de histórias Josmari Araújo dos Santos; o fotógrafo Luiz Marcelino do Nascimento - o Seu Luiz -; a funcionária da biblioteca Maria Simon Fernandes e um dos leitores mais assíduos da biblioteca, Jocival Marchiori - diretor do Colégio Estadual.

O evento contou ainda com apresentação do Coral da Igreja Batista, exposição da memória história da biblioteca com a professora Arlêne Campos, exposição com obras de escritores linharenses, sarau literário nas dependências do órgão, além de poesia com o Professor Pereira e uma crônica que será declamada pela professora Norma Astrea Nunes Grunewald.

O prefeito Guerino Zanon confidencia que foi um assíduo frequentador da biblioteca na época em que trabalhava em um hotel próximo a sua antiga sede na Avenida Governador Lindenberg. "A biblioteca tem a função de expandir o conhecimento, é uma potente ferramenta para o desenvolvimento dos cidadãos da nossa cidade e dos nossos alunos, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino aprendizagem. A biblioteca contribuiu muito para a minha formação", explicou Zanon.

Praça 22 de Agosto

A biblioteca passou a funcionar na Praça 22 de Agosto, no ano de 2011 em espaço adequado para receber o acervo e os leitores com mais conforto e componentes tecnológicos como acesso à internet gratuita.

Biblioteca Pública Municipal Antonio Azevedo Lima

A Biblioteca Pública Municipal "Antonio Azevedo Lima" foi fundada na gestão do então prefeito Senatilho Perin, no dia 19 de junho de 1967, por meio da Lei no. 350 na Avenida João Felipe Calmon, 863, próximo à Igreja Matriz. Sem data registrada, sabe-se que em 1969 a mesma já funcionava na Avenida Governador Lindenberg, 620, onde se estabeleceu até o dia 13 de maio de 2011, quando foi transferida para o atual prédio na Praça 22 de Agosto.

Acervo

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de 23 mil livros e faz em média 1.200 atendimentos por mês. As obras de referência estão à disposição dos usuários que têm livre acesso às estantes e podem contar com a ajuda dos funcionários para pesquisas no local, além de 10 computadores para pesquisas na internet (além de internet sem fio). A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22h.

Antonio Azevedo Lima

Antonio Azevedo Lima nasceu em 14 de março de 1896, na cidade de Pedra Branca, no Ceará. Filho de Damião Sabino de Lima e Maria Nazareth Azevedo, conheceu Linhares a convite do senhor Anário Marreiro de Araújo. Chegou ao município como administrador de fazendas, tornou-se agropecuarista e comerciante. Posteriormente passou a militar na vida pública. Antonio Azevedo Lima faleceu no dia 01 de outubro de 1973.

Confira outras fotos da agenda.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes