01/12/2017 15h57 - Atualizado em 01/12/2017 15h58

Governador participa de inauguração do novo fórum na Serra

Foto: Pedro Dutra/ Secom-ES

O governador Paulo Hartung fez um discurso emocionado, na manhã desta sexta-feira (1º), durante a inauguração do novo fórum da Serra. Na ocasião, Hartung falou sobre a crise econômica no Brasil, sobre os rumos da política e homenageou o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Aníbal Lima, que entrega o cargo, na próxima semana, para o desembargador Sérgio Gama.

“O homem que está sendo homenageado, antes de ser desembargador, militou na política. Foi deputado estadual, federal, e depois foi para o judiciário e deixou suas marcas. Quando eu vejo visões generalizadas sobre a política e sobre os políticos, eu tenho muito receio disso. Toda vez na caminhada civilizatória que isso aconteceu, as sociedades flertaram com o arbítrio, com o autoritarismo”, afirmou Paulo Hartung.

Hartung aproveitou para parabenizar o trabalho realizado pelo desembargador Aníbal Lima. “Essa crise – que ainda estamos vivendo e, na minha visão, saindo – é a pior da história do país. Ela é mais grave do que a de 1929 e 1930. A crise não tem nada a ver com o mundo, ela é made in Brasil. Foi produzida dentro do nosso país, por erros de política econômica. O Espírito Santo é exemplo para o País, e o poder judiciário capixaba é exemplo para todo o poder judiciário brasileiro”.

O novo fórum

O novo fórum recebeu o nome de José Antônio Miguel Feu Rosa e vai funcionar no bairro São Geraldo. O local atende a todas as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Das 26 Varas que estão no fórum localizado em Serra Sede, 18 irão para o novo. Estas serão todas as da área cível, o que inclui as quatro Varas de Família, duas da Fazenda Pública, a Vara da Infância e Juventude, a de Órfãos e Sucessões, as seis Varas Cíveis e quatro Juizados Especiais Cíveis. No prédio antigo, situado em Serra Sede, permanecerão apenas as oito Varas Criminais.

Lima reafirmou a fala do governador e contou que quando assumiu o TJES, o judiciário, assim como o restante do Brasil, também vivia em crise. “Este é o último ato da minha gestão e eu gostaria muito de agradecer. Nós fizemos outras entregas, mas esta foi a mais importante. Quando eu assumi a presidência do TJ estávamos em crise, assim como o restante do País. Nós a enfrentamos”.

O Diretor do Fórum da Serra, Alexandre Farina, ressaltou a importância do local. “As lutas relativas, requerem reforços coletivos. Estas novas instalações estão à altura da sociedade: desde as pessoas mais simples, até a das mais altas esferas. Enfrentamos grandes desafios e eu não poderia deixar de homenagear o governador Paulo Hartung, por ser sinônimo de excelência”.