02/08/2010 19h00 - Atualizado em 23/01/2019 12h18

Governador Paulo Hartung inicia oficialmente Censo 2010 no Estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez o lançamento oficial do Censo Demográfico 2010 no Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (02). O governador Paulo Hartung recebeu uma equipe do órgão na Residência Oficial da Praia da Costa e respondeu as 108 questões que fazem parte do questionário da amostra, mais amplo do que o questionário básico, composto por 37 questões. Acompanharam a entrevista, realizada pelo recenseador Hudson Silva Goltara, o chefe da Unidade do IBGE no Estado, Max Athayde Fraga, e o diretor nacional de Informática, Paulo César Moraes Simões.
 
3.387 profissionais do IBGE vão percorrer os 78 municípios capixabas. A expectativa é de que um milhão de residências sejam visitadas até o dia 31 de outubro. Trata-se do primeiro recenseamento totalmente informatizado da história. Aproximadamente 192 mil recenseadores vão a campo, percorrendo todos os 5.565 municípios brasileiros. 58 milhões de domicílios serão recenseados. 

Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Para se certificar que a pessoa realmente trabalha no Censo 2010, a população pode entrar em contato com o IBGE, por meio do telefone 08007218181 ou, no site do órgão: http://www.ibge.gov.br

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Uma das novidades do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet. Mas a possibilidade só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house.

O questionário para resposta via Internet não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários. Portanto, as pessoas não devem abrir nenhuma mensagem eletrônica supostamente enviada pelo IBGE.

Censo revelará realidade de cada município

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Transformações que influenciaram a inclusão de novas perguntas neste ano. Sobre os domicílios, haverá questões sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, emigração internacional, mortalidade e responsabilidade compartilhada.



Em relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.

Outra novidade do Censo 2010 é a declaração de  responsabilidade pelo domicílio. A partir desta edição, surge a opção de "responsabilidade compartilhada",  que é quando mais de uma pessoa é provedora da família. Até o ano 2000, havia a opção de apenas uma pessoa ser o responsável. Haverá, ainda, na categoria sobre relação de parentesco ou convivência, o item que questiona se o responsável pelo domicílio tem cônjuge do mesmo sexo.

O Censo 2010 possui dois tipos de questionário: o básico, com 37 questões, e o da amostra, com 108 questões. O questionário da amostra, mais amplo, não será aplicado em todos os domicílios. Nos  municípios com mais de 500 mil habitantes, ele será aplicado a 5% dos habitantes. Nos municípios com até 2,5 mil habitantes, ele será aplicado a 50% da população.
 
A divulgação dos primeiros resultados, como população, sexo e situação do domicílio será feita até o dia 30 de novembro. A divulgação do conjunto de dados dos dois questionários será feita em 2011.



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: 27 – 9941 37 23
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard