Governador reúne secretariado e faz balanço de programas prioritários
Na manhã desta terça-feira (15), o governador Paulo Hartung reuniu membros do secretariado, diretores de órgãos e empresas públicas estaduais para realizar um balanço sobre os principais programas de Governo. Entre os temas, na oportunidade foi analisado a situação das contas e o andamento de projetos prioritários nas áreas da saúde, segurança, educação, meio ambiente e projetos sociais. A reunião de trabalho foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.
Durante a reunião também foi debatido o atual cenário socioeconômico do Espírito Santo e do país. O economista e secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, apresentou dados que demonstram que o Produto Interno Bruto (PIB) capixaba cresceu 1,7% no acumulado de 2017. Desempenho foi superior ao alcançado pelo Brasil de 1,0%. Bruno Funchal também analisou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam o Estado com o maior crescimento no volume de vendas no comércio varejista ampliado, no primeiro trimestre deste ano.
“É o resultado das ações concretas que o Governo tomou ao longo dos últimos três anos, tanto no que diz respeito à parte fiscal, quanto às ações para a melhoria do ambiente de negócios. Já vínhamos acompanhando o bom desempenho do setor que, neste primeiro trimestre registrou uma arrecadação 17,5% acima do mesmo período de 2017”, analisou.
O governador Paulo Hartung analisou que o Estado segue com as contas equilibradas e o pagamento de fornecedores e do funcionalismo público estadual em dia. “Mesmo sem o funcionamento da Samarco, que é responsável por aproximadamente 5% do nosso PIB, estamos conseguindo manter o equilíbrio e o Estado retomando crescimento”, ponderou.
Hartung falou do desafio nacional na formação de novas lideranças para fazer a máquina pública atuar com excelência. Hartung aproveitou a oportunidade para apresentar Leonardo Oggioni Cavalcante de Miranda como novo secretário de Direitos Humanos. “Temos no Espírito Santo uma situação diferenciada. Sempre vejo o Governo como escola de formação de quadros pelo vazio que temos no país e, neste sentido, somos exemplos para o país”, destacou.
- Educação
- 32 Escolas Vivas em todo Estado.
- 20 mil vagas ofertadas para Estudantes capixabas.
- Economia
- O Produto Interno Bruto (PIB) capixaba cresceu 1,7% no acumulado de 2017. Desempenho foi superior ao alcançado pelo Brasil de 1,0%
- Estado registra o maior crescimento no volume de vendas no varejo do país durante o primeiro trimestre de 2018.
- A arrecadação do primeiro quadrimestre de 2018 cresceu 13% em relação ao mesmo período de 2017. Melhor resultado de arrecadação de ICMS dos últimos três anos.
- Segurança pública
- Em 2018, o Espírito Santo alcançou o menor índice de homicídios no primeiro trimestre em 18 anos.
- Trabalho
- De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a oferta de vagas no Espírito Santo cresceu 63% no primeiro trimestre de 2018. Desempenho maior do que a média nacional.
- Meio Ambiente
- Mais de 80 mil hectares reflorestados recuperados pelo Programa Reflorestar. Em 2018, um total de 2,5 mil hectares de florestas plantadas e mais de 3 mil produtores atendidos.
- Saúde
- De acordo com o Ministério da Saúde, o Espírito Santo é o Estado que mais investiu em saúde no país. Foram 470 novos leitos desde 2015.
- A Rede Cuidar, que realiza atendimentos médicos especializados no Interior, realizou mais de 14 mil atendimentos nas unidades de Nova Venécia e Santa Teresa.
- Ocupação Social
- 80 mil oportunidades de 2015 a 2018.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215