13/08/2010 22h05 - Atualizado em 22/01/2019 14h38

Governador sanciona lei de incentivo ao voluntariado nas brigadas de incêndio

O governador Paulo Hartung sancionou a Lei de incentivo ao voluntariado nas brigadas de Incêndio.  O projeto foi enviado para a Assembleia Legislativa no dia 08 de julho, nas comemorações alusivas ao Dia do Bombeiro. Os voluntários desempenharão atividades de primeiros socorros e combate a princípios de incêndios urbanos e florestais até a chegada de uma guarnição de bombeiros militares ao local de ocorrência, quando necessário.

A Lei 9.056 foi publicada no Diário Oficial, nesta quinta-feira (12), e representa um avanço significativo na política de motivação ao voluntariado nas brigadas de incêndio. O público-alvo prioritário serão os municípios com menos de 23 mil habitantes.

Essa política de incentivo terá como vetores necessários de indução as unidades operacionais de bombeiros instaladas nos diversos municípios capixabas, sem as quais essas ações não terão êxito. As ações consistirão em conscientização, palestras, treinamentos e visitas técnicas, partindo dos municípios polo fomentadores dessa modalidade de serviço.

A Corporação espera que a partir de agora apoiar de maneira mais consistente as iniciativas voluntárias, com a coordenação, controle, treinamento e destinação de equipamentos mais específicos.

Treinamento em Santa Leopoldina

Neste final de semana (14 e 15) o Corpo de Bombeiros realiza um treinamento de incêndio florestal, em Santa Leopoldina, para voluntários. O treinamento contará com os voluntários de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

O Corpo de Bombeiros vem ampliando sua área de atuação com a construção de novas unidades, que também poderão ser utilizadas como indutoras de treinamentos e coordenação de cursos de princípios de incêndios florestais e estruturais para os voluntários. Esses treinamentos acontecem anualmente, atualizando os voluntários sobre os procedimentos padrão em vigência.

Doações de materiais

No dia 14 de abril de 2009, o Corpo de Bombeiros doou equipamentos de combate a incêndios e de primeiros socorros aos membros da Sociedade Civil dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria do Jetibá, entidade de voluntários, numa solenidade na Sede da Câmara dos Vereadores da Cidade.

A doação dos equipamentos tornou-se possível graças à assinatura do convênio de cooperação técnica celebrado entre a Corporação e a sociedade civil, ocorrido no mês de fevereiro daquele ano.

O convênio possibilitou que a entidade receba do Corpo de Bombeiros, treinamento, capacitação técnica, assessoramento, apoio, fiscalização e suporte no âmbito das atividades desenvolvidas pela organização, abrangendo primeiros socorros e combate a princípios de incêndios urbanos e florestais.

Foram doados equipamentos de imobilização de vítimas, utilizados em atendimentos de primeiros socorros; bombas costais, mangueiras e esguichos, que utilizados em combate a princípios de incêndios florestais.

Agora com a aprovação da nova lei essas atividades terão um alcance maior graças às possibilidades criadas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;