27/03/2017 11h50 - Atualizado em 27/03/2017 14h32

Governador visita obras do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

Foto: Leonardo Duarte

Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Paulo Hartung, acompanhado do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Vandinho Leite, e do prefeito de Cariacica, Juninho, visitou as obras do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica. O local será um espaço composto por laboratórios equipados com tecnologia de ponta onde pesquisadores poderão desenvolver pesquisas e projetos em áreas estratégicas.

A implantação do CPID possibilitará aos capixabas, por meio do desenvolvimento de políticas públicas inovadoras e de estudos avançados no processo de produção, ter competitividade sistêmica e oportunidade de diálogo entre classe empresarial, setor produtivo, comunidade científica, sociedade e poder público. O CPID terá foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

"Esse é um equipamento muito importante para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação do nosso Estado. Simultaneamente, o Centro qualifica o município de Cariacica nesta nova etapa do desenvolvimento  da cidade”, destacou o governador Paulo Hartung.

“Além da estrutura estadual, estamos trabalhando para envolver na ocupação desse importante espaço a UFES, o IFES, o setor produtivo, por meio das federações, e as Instituições de Ensino Privado que trabalham com pesquisa e desenvolvimento. Além de tudo, é um lugar que tem uma vista privilegiada, que possibilita uma visão panorâmica da Grande Vitória”, enalteceu Hartung.

O secretário Vandinho Leite disse que, em breve, vai a Santa Catarina conhecer a experiência de lá na área de Ciências, Tecnologia e Inovação. “O Centro que estamos desenvolvendo no Estado é algo inovador, um instrumento importante que será entregue ao povo capixaba, que além das diversas áreas da tecnologia, será também focado em assuntos relacionados a meio ambiente, importância do consumo consciente da água, inovação como fomento de oportunidades, qualidade dos produtos e atração de investimentos. Esse é o objetivo deste Centro, que buscará parcerias para que pesquisadores possam atuar melhorando a qualidade de vida da população”, comentou o secretário.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, destacou a importância dessa obra para o desenvolvimento de Cariacica e de todo o Estado. “Eu não acredito no desenvolvimento sem o conhecimento científico. Hoje posso dizer que me sinto privilegiado por ter tido a oportunidade de ajudar nesse tão grandioso e importante projeto”.

Estrutura

O CPID contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico:

• Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – LACAR
  • Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – NIADES
  • Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do Espírito Santo – INDCONTROL
  • Laboratório de ensaios não-destrutivos – LABENDEN
  • Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – ELEM
  • Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – CIDIG
  • Núcleo de análise ambiental – NAA

CPID

O Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) é fruto de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Um investimento total de mais de R$ 25 milhões.

Clique aqui e confira fotos da visita. Crédito: Leonardo Duarte/Secom-ES

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado