28/04/2017 11h50

Governo apresenta projeto da barragem de Montanha

Foto: Assessoria/Seag

Para garantir o abastecimento de água à população de Montanha durante os períodos de estiagem, a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) apresentou, na tarde desta quinta-feira (27), o projeto da barragem que será construída no município. O evento ocorreu no teatro municipal.

Além do secretário da Seag, Octaciano Neto, participaram da apresentação o vice-governador do Estado, César Colnago, a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, vereadores e lideranças municipais e estaduais. Mais de 300 pessoas acompanharam.

De acordo com Octaciano, a barragem de Montanha terá capacidade para armazenar mais de 2,4 bilhões de litros de água em uma área de mais de 65 hectares, o que garante o abastecimento de água na cidade por mais de dois anos.

O secretário explicou que em breve será iniciado o processo de licenciamento ambiental da obra, depois segue para licitação e construção. A expectativa é que a obra seja iniciada em oito meses. A barragem ficará no córrego Montanha, às margens da Rodovia ES 209.

"Viemos a Montanha para apresentar o projeto da barragem no município. O projeto está na última revisão e vamos iniciar o processo de licenciamento ambiental nos próximos dias. O reservatório vai atender toda a cidade, a indústria e o entorno. É um volume robusto de água e vai resolver definitivamente o abastecimento de água de Montanha", disse Octaciano Neto.

"O projeto que viemos apresentar hoje é fruto do esforço conjunto da prefeitura, da Secretaria de Agricultura e dos produtores que cederam a área para a construção da barragem.  É preciso também que haja uma mudança na maneira de consumir água, na capacidade de se fazer agricultura de forma sustentável, reflorestar e cuidar das nascentes ", disse o vice-governador, César Colnago.

A prefeita de Montanha, Iracy Baltar, agradeceu ao governo pelo investimento e disse que a obra será fundamental para garantir o abastecimento de água da cidade. O projeto da obra foi elaborado pela Prefeitura.

O Programa Estadual de Construção de Barragens vai investir R$ 60 milhões até 2018 para a construção de 60 reservatórios de água em todo o Espírito Santo.