01/09/2010 22h38 - Atualizado em 22/01/2019 13h55

Governo assina Protocolo de Intenções para a criação de Centro de Moda

Na abertura da terceira edição do Vitória Moda Show, que acontece desta quarta-feira (1º) até sexta-feira (03), o Governo do Estado assinou um Protocolo de Intenções, junto com representantes do Sistema Findes, para a criação de um Centro de Moda em Vila Velha, que tem como objetivo de ampliar a oferta de cursos para a indústria da moda.

A abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (1º), às 11h30, no Centro de Convenções de Vitória. A terceira edição do Vitória Moda Show tem o objetivo de trazer novas tendências e apontar caminhos para a moda brasileira, além de debater assuntos relacionados a estilo, produção e mercado.

A indústria do vestuário e acessórios no Espírito Santo movimenta em torno de duas mil empresas, incluindo micro, pequenas e médias, localizadas em diversos municípios, com destaque para Colatina, no Noroeste do Estado, e também na Região Metropolitana da Grande Vitória, e origina cerca de 36 mil empregos.

Fotos Thiago Guimarães / Secom

Na opinião do secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, o Brasil ganha muito conhecendo a moda do Espírito Santo. “Um evento como este dá visibilidade ao trabalho criativo e diversificado de nossos profissionais e atrai olhares para o crescimento do Estado. O Brasil só tem a ganhar com as nossas marcas”, ressaltou.

Para o presidente da Findes, Lucas Izoton, o crescimento do setor ajuda a alavancar o Espírito Santo. “O nosso Estado está alavancando com o crescimento do setor de vestuário. E esse é o nosso objetivo, fazer crescer cada vez mais o nosso Estado”.

Na opinião do presidente da Câmara Setorial do Vestuário da Findes, Paulo Vieira, o setor de vestuário do Estado passou por diversas dificuldades, mas voltou a crescer devido aos incentivos que vem recebendo do Governo do Estado. “Passamos por dificuldades por causa dos produtos importados, mas os incentivos fiscais que recebemos nos permitiu voltar a crescer. Atualmente, são cerca de duas mil empresas que empregam em torno de 36 mil pessoas no nosso setor”, informou.

Centro de  Moda em Vila Velha

Durante a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix; o presidente da Findes, Lucas Izoton; a superintendente do Sesi, Solange Siqueira e o diretor regional do Senai, Robson Cardoso, assinaram o Protocolo de Intenções para a criação de Centro Moda em Vila Velha.

Com investimentos na ordem de R$ 4 milhões, o local tem como objetivo integrar os sindicatos industriais com as entidades executores de formação profissional, como o Sesi e o Senai, oferecendo treinamentos de acordo com as necessidades do setor.

Para a presidente do Sindiconfec, Clara Orlandi, a criação deste centro poderá ajudar na descoberta de novos talentos.

Em seguida, o governador Paulo Hartung cortou a fita no Espaco Business, simbolizando a abertura do evento.

Vitória Moda Show

Durante o evento, o público poderá conferir as principais grifes capixabas. Entre os expositores do Espaço Business – área expositiva onde as empresas irão mostrar e comercializar produtos e serviços - estarão AFF Jeans; All Jarreau; Amabilis; Audaces; Bandes; Básica Boutique; Biggles; Carol Maria; Cherne; Cobra D'Agua; Design Surf Wear; Donna Linda; Exatta; Fiest; Findes; Grafitusa; Hotel Senac Ilha do Boi; Ioli; Keron; Konyk; Landspride; Lavart; Lei Básica; Missbella; Parlatory; Presidium; Ponto Fixo; SBM Etiquetas; Sebrae; Surreal; UOT; ZU.

Desta vez, o evento terá 12 grifes na passarela (três a mais que no ano passado), para mostrar a criatividade e o profissionalismo das marcas do Espírito Santo. Além disso, contará com palestrantes de renome nacional que falarão sobre Cultura de Consumo; Estilo de Vida; Mercado da Moda; entre outros assuntos de interesse do setor.

Em suas duas edições anteriores, o Vitória Moda Show reuniu um público de aproximadamente 30 mil pessoas, movimentou mais de R$ 8 milhões e teve extensa cobertura da mídia local e nacional, fatos que comprovam a relevância do evento e a qualidade e competitividade da indústria do vestuário no Estado.

Serviço:

3º Vitória Moda Show