29/09/2010 20h00 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Governo autoriza em Itarana mais uma obra do ‘Caminhos do Campo’

Asfalto no lugar de terra batida para melhorar o escoamento de produtos agrícolas e o acesso às estradas estaduais e federais que cortam o Espírito Santo. Em consequência, incremento no agroturismo, mais conforto no acesso à escola e hospitais por parte da população rural. Assim, o ‘Caminhos do Campo’ vem redesenhando o mapa viário e econômico do Espírito Santo. Nesta quarta-feira (29), foi a vez de Itarana, onde aconteceu a assinatura da ordem de serviço para as obras de mais uma estrada.

A via que começa a ser asfaltada liga a ES-261 à comunidade de Limoeiro de Santo Antônio. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta quarta-feira (29), na Quadra da Escola Josué Baldoto, em Limoeiro de Santo Antônio. A solenidade contou com as presenças do governador em exercício, desembargador Manoel Alves Rabelo, e do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

O secretário destacou que o asfaltamento, para a comunidade, representa a consolidação de uma parceria de sucesso entre o Governo do Estado e o município, por meio do Programa ‘Caminhos do Campo’. “A pavimentação dessa estrada, além de melhorar o escoamento da produção agrícola, vai contribuir para o desenvolvimento de novas atividades econômicas na região. Queremos chegar ao final deste ano com 700 quilômetros de estradas vicinais pavimentadas dentro desse grande Programa. Isso significa desenvolvimento, qualidade de vida para a população, que pode se deslocar com mais rapidez, conforto e segurança”, afirmou Enio Bergoli.

O governador em exercício, desembargador Manoel Alves Rabelo, lembrou da sua infância. “Nasci em Mantenópolis, minha mãe era professora primária e meu pai um homem de poucas letras. Quando perceberam que eu gostava de estudar se desdobraram para que eu fosse para a Capital, onde ingressei na Universidade Federal do Espírito Santo. Por isso, penso que um dos grandes feitos dessa estrada será facilitar às crianças e jovens de Limoeiro de Santo Antônio o acesso aos estudos.

Rabelo também afirmou em seu último dia de exercício no Governo que a tarefa de representar o governador Paulo Hartung é um desafio. “Sua gestão e sua pessoa são símbolos do renascimento do nosso Estado e já deixaram marcas na história capixaba”, enfatizou.

Durante a solenidade também foi entregue à Prefeitura, um caminhão, adquirido com recursos do Pronaf Capixaba.

Melhorias

As obras de pavimentação serão feitas entre o entroncamento da ES-261 e a comunidade de Limoeiro de Santo Antônio, num trecho de 6,63 quilômetros. A previsão de investimentos é de R$ 3,74 milhões.

Com sinalização adequada, a estrada possibilitará melhor escoamento da produção agrícola da região, garantindo ao produtor mais agilidade no transporte e vai melhorar a infraestrutura de acesso à região. Além disso, oferecerá uma via segura a todos que desejam conhecer o local ou precisam passar pela comunidade.

A melhoria da infraestrutura rural, especialmente nas regiões onde há maior concentração de agricultura familiar, torna o escoamento da produção mais ágil, reduz perdas de produtos perecíveis e fortalece as atividades voltadas ao agroturismo.

As obras, realizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), fazem parte do programa ‘Caminhos do Campo’. Até o final deste ano, aproximadamente 150 quilômetros de estradas rurais serão asfaltadas.

Sebastião Vieira de Souza, lavrador, disse que a vida dos moradores da região vai melhorar. “Aqui quando chove, nós ficamos sem ter como sair. Mas a partir da estrada asfaltada, teremos mais conforto e isso vai se refletir na nossa produção também.

Sebastião Vieira de Souza

“Essa obra vai ser muito bacana para nossa comunidade, vai ajudar a vender nossos produtos e melhorar nosso deslocamento cotidiano para a sede do município e outras cidades do nosso Estado”, disse o também lavrador, Jacinto Anésio Delai.

Jacinto Anésio Delai

Assessoria de Comunicação da Seg