05/11/2010 17h30 - Atualizado em 18/01/2019 16h18

Governo autoriza obras do ‘Caminhos do Campo’ em Alfredo Chaves

Asfalto no lugar de terra batida para melhorar o escoamento de produtos agrícolas e o acesso ao turismo de esportes radicais em Alfredo Chaves. Assim será o trecho, de 5,268 quilômetros, entre a sede do município e o distrito de Cachoeira Alta, onde aconteceu a assinatura da ordem de serviço para as obras de asfaltamento da estrada por meio do programa ‘Caminhos do Campo’, nesta sexta-feira (05).

Com a presença dos moradores da região, a solenidade contou também com a participação do governador Paulo Hartung, dos secretários da Agricultura, Enio Bergoli, e do Turismo, João Felício Scárdua, do prefeito de Alfredo Chaves, Fernando Videira Lafaetty, dentre outras autoridades.

Além de ser grande produtor de leite, café e banana, Alfredo Chaves também é referência mundial em rapel e voo livre de parapente ou asa delta já que a altitude do município é de 16 metros acima do nível do mar, e em certas regiões ultrapassa a 1.200 metros.


As obras do programa ‘Caminhos do Campo’ são realizadas pela Secretária de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e têm como objetivo pavimentar estradas rurais com baixo custo para garantir o escoamento da produção agrícola, além de dotar de infraestrutura rodoviária as regiões de potencial para agroturismo a fim de oferecer conforto e segurança aos usuários.

Thiago Guimarães/Secom

Para a realização dessa obra serão investidos R$ 2.375.714,08, que vai contemplar o trecho entre a sede do município de Alfredo Chaves e distrito de Cachoeira Alta. O trecho tem uma extensão de 5,268 quilômetros e a empresa responsável pela construção tem o prazo máximo de nove meses para a conclusão da obra.

 

Fotos Thiago Guinmarães/Secom

O secretário Enio Bergoli falou sobre a relevância do programa para a região de Alfredo Chaves. “O ‘Caminhos do Campo’ vai facilitar o acesso para comercialização dos produtos da agricultura aqui da região. Além disso, a pavimentação vai proporcionar novas alternativas como agroturismo, turismo de montanha e de aventura, já que aqui nessa região há um potencial muito grande para voo livre. Com essa obra novos negócios, empregos e fontes de renda irão surgir”, afirmou.

Thiago Guimarães/Secom

Enio Bergoli

"Essa intervenção é para auxiliar na criação de oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico da região, principalmente no escoamento de produtos agrícolas e exploração do potencial turístico. Além disso, é importante ressaltar que a obra vai contar com material e  mão de obra local", destacou o governador Paulo Hartung.

Thiago Guimarães/Secom

O governador disse ainda que chega ao final do mandato realizado pessoal e profissionalmente. "Estou completamente realizado.Temos que saber dar um passo de cada vez para manter a coerência. Me orgulho em entregar obras e projetos que permitam criar um Espírito Santo mais igualitário", disse o governador.

Thiago Guimarães/Secom

Expectativa

O produtor rural Valdir Cetto fez questão de participar da solenidade e disse que a pavimentação da estrada representa a realização de um sonho. “Nossa condição de trabalho vai melhorar muito. Eu já tive meus produtos estragados por causa do caminhão que não conseguia chegar à minha propriedade para levar para comercializar, já que aqui quando chove é um lamaçal só. Há muito tempo esperamos por esse asfalto, é a realização de um sonho”, comemorou.

Assessoria de Comunicação/Seag

Valdir Cetto 

O diretor presidente da cooperativa de laticínios de Alfredo Chaves, Rolmar Bitecchia, também avaliou os benefícios para os cooperados. “Nós vamos ter uma diminuição no valor do frete e a qualidade do leite vai melhorar, pois vai chegar mais rápido à cooperativa. Vamos ter um salto de qualidade em nossa produção”, indicou.

Assessoria de Comunicação/Seag

Rolmar Bitecchia

Novo Pedeag

As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito às estradas rurais, estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançadas nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.

Thiago Guimarães/Secom

Dentre as principais estratégias estão: criar e implantar o programa de Melhoria da Trafegabilidade em Leito de Terra, em parceria com os municípios, e articular com o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a realização de investimentos prioritários em rodovias que acelerem a integração regional, conforme indicado no ES 2025.

O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br.

'Caminhos do Campo’

É um programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seag, com o objetivo de pavimentar estradas vicinais e que vai contemplar a mais de 630 km de vias rurais capixabas asfaltadas. Deste total, 74 trechos, que corresponde a 575,29 Km, já foram entregues às comunidades beneficiadas. Hoje, mais cinco obras estão em andamento, somando com isso mais 57,54 Km.

 

Fotos Thiago Guimarães/Secom

O programa visa também a aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e, com isso, dobrar o número de propriedades aptas ao agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

Municípios já beneficiados pelo programa

Afonso Cláudio, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Castelo, São Domingos do Norte, João Neiva, Santa Leopoldina, Colatina, Guarapari, Viana, Dores do Rio Preto, Conceição do Castelo, Iúna, Linhares, Mimoso do Sul, Ibitirama, Guaçuí, Alegre, Irupi, Vila Valério, Muniz Freire, Itapemirim, Jaguaré, Fundão, Ponto Belo, Cariacica, Santa Teresa, Mucurici, Boa Esperança, Aracruz, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Ecoporanga, Ibatiba, Itarana, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Anchieta, Brejetuba, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Sooretama.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim / Eduardo Brinco
Tels: 3636-3651 / 9944-1358 / 9964-0389
karyna@seag.es.gov.br
eduardo@seag.es.gov.br
www.twitter.com/Seages

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões – 27 - 99413723
Texto Leo Nunes
(27) 9944 5215
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard