23/09/2010 22h15 - Atualizado em 21/01/2019 16h11

Governo autoriza pavimentação de estrada no Sul do Estado

O governador Paulo Hartung esteve em Atílio Vivácqua, na tarde desta quinta-feira (23), para a assinatura da ordem de serviço de mais uma estrada no Sul do Estado. Com a pavimentação da Rodovia ES 289, no trecho que liga o município ao distrito de São Gabriel, os motoristas que têm Muqui como origem não precisarão passar por Cachoeiro de Itapemirim para acessar a BR 101. A nova via também vai facilitar o acesso para as praias do extremo sul do Estado.

Com um investimento de R$ 16 milhões e geração de 200 empregos diretos, serão pavimentados 11 quilômetros, além de 1,6 quilômetros de São Gabriel até o entroncamento com a Rodovia BR 393. No trecho também serão construídas duas pontes, uma com 30 metros, sobre o Rio Muqui do Norte e outra sobre o Córrego Recreio, com 18 metros.

Durante o evento de assinatura da ordem de serviço, no Parque de Exposições de Atílio Vivácqua, além do governador Paulo Hartung estiveram presentes o prefeito do município, José Luiz Torres; o prefeito de Muqui, Nicolau Espiridião; e o secretário dos Transportes e Obras Públicas em exercício, Valdir Uliana.

A plataforma da pista tem 10 metros de largura, sendo uma pista de 3,5 metros em cada sentido e acostamento de 1,5m de cada lado. Em São Gabriel será construído um pavimento diferenciado, com paralelos, pois se trata de perímetro urbano. Neste trecho serão implantados passeios laterais, com sinalização especial para possibilitar mais segurança e mais conforto aos usuários, além de seis baias de ônibus com abrigos.

O governador Paulo Hartung disse em seu discurso que a visita realizada hoje é histórica. “Estamos integrando Atílio Vivácqua, que passa a ser um ponto de passagem para vários municípios da região. O Sul do Estado já foi a locomotiva capixaba, com o tempo essa articulação foi perdida, mas tenho orgulho de dizer que estamos reestruturando a base econômica do Sul, gerando empregos e renda para as futuras gerações. Por isso, investimos recursos em asfaltamento de estradas, mas investimos mais ainda no que pavimenta o futuro, que é a educação”.

Ele também afirmou que voltará ao município antes de dezembro para visitar as obras da estrada. “Estou feliz e realizado com tudo que o Espírito Santo está conseguindo produzir. Hoje, somos o Estado brasileiro que mais investe em termos proporcionais. Vamos dar adeus à lama e à poeira e acenar para o desenvolvimento e o progresso de Atílio Vivácqua”, finalizou.

Assessoria deComunicação da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas
Adriano Pimenta