Governo cria 2 mil vagas de estágio para cursos de Licenciatura e assina nova parceria com a Fundação Carlos Chagas
Preocupado com a formação dos futuros professores que estarão nas salas de aulas dentro de alguns anos, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), anunciou na tarde desta terça-feira (10), no Palácio Anchieta, a criação de 2 mil vagas de estágio para licenciandos. O objetivo é contribuir para a formação inicial dos estudantes em Licenciatura. No mesmo evento foi anunciada, também, uma nova parceria com a Fundação Carlos Chagas, que irá acompanhar e avaliar o currículo das instituições de Ensino Superior. Estiveram presentes o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Educação Haroldo Corrêa Rocha, e outras autoridades.
O governador assinou dois decretos, durante a solenidade, que regulamentam dois programas de estágio. O primeiro consiste no ‘Bolsa Estágio Formação’. O público para esta modalidade são os estudantes dos cursos de Licenciatura, a partir do 4º período, nas disciplinas que integram o currículo do Ensino Fundamental e Médio. Serão disponibilizadas 1.000 vagas. O aluno terá que cumprir uma jornada de 4 horas por dia ou 20 horas semanais no estágio. Para isso, ele contará com uma bolsa no valor de R$ 465,00.
Para conseguir uma vaga do estágio remunerado o estudante terá que passar por um processo seletivo. A previsão é que a seleção comece a ser realizada em setembro.
O segundo programa é ‘Pró-Formação Docente: Apoio ao Estágio de Estudantes dos Cursos de Formação de Professores da Educação Básica ’, que se refere ao estágio obrigatório, necessário para a conclusão da Licenciatura, que neste primeiro momento ofertará 1.000 vagas. O programa funcionará de acordo com a adesão das escolas estaduais, respeitando o limite de até três estagiários por pedagogo. A carga horária não poderá ultrapassar 6 horas por dia ou 30 horas semanais. A permanência do estagiário em cada escola não poderá ultrapassar a quatro semestres. Nesta modalidade o estagiário não terá remuneração.
Haroldo Corrêa Rocha. |
Segundo o secretário Haroldo Rocha, esta oportunidade é um passo importante na educação. “Será um momento de aproximação, de vivência. O aluno que estiver fazendo o estágio vai poder ver e sentir de perto o que é uma sala de aula. Nesse primeiro momento, os estagiários irão atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, priorizando a alfabetização das crianças”, disse o secretário.
Haroldo Corrêa Rocha acrescentou, ainda, que o estagiário não será um substituto do professor na sala de aula. “O papel do professor é fundamental, não poderá ser substituído pelo estagiário. Os dois serão parceiros”.
O governador Paulo Hartung afirmou que o Governo do Estado está evoluindo de uma forma abrangente nos elementos que são suporte para a produção de uma educação pública de qualidade no Espírito Santo. “Melhorar a qualidade do ensino público é uma questão desafiadora no Brasil. A educação no País sempre foi excludente, colocada à margem de uma grande parcela da população”, ressaltou.
Governador Paulo Hartung. |
Hartung enfatizou que o Governo do Estado vem investindo desde 2003 na modernização da estrutura educacional do Espírito Santo. “Trabalhamos na valorização de nossos professores, trouxemos as famílias para dentro do processo educacional e estamos reestruturando toda nossa rede física. Agora, estamos debatendo a formação de nossos professores de uma forma participativa, buscando uma formação contemporânea, que ofereça respostas aos desafios de nosso tempo”, pontuou.
Professores e diversas autoridades participaram da solenidade. |
Atividades
Dentre as funções do estagiário estão: observar a sala de aula e a participação na sua gestão; monitorar grupos de alunos; participação em projetos de pesquisas, seminários temáticos, minicursos e oficinas para os alunos, professores, pais e funcionários da escola.
Fundação Carlos Chagas
Foi anunciada também, nesta terça-feira (10), uma nova parceria entre a Sedu e a Fundação Carlos Chagas. Neste momento, o papel da Fundação será acompanhar e avaliar o currículo das instituições de Ensino Superior. Segundo a coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação, Bernadete Gatti, essa nova parceria é para aperfeiçoar os currículos e dinâmicas dos cursos em Licenciatura.
Assinatura dos dois decretos. |
“O estudo que identificou as lacunas foi construtivo, foi para pensar na melhoria da formação dos futuros professores. Nosso papel é de co-participação, de trazer novas ideias. A partir da experiência coletiva, cada instituição que aceitar participar, irá elaborar um plano de acordo com a realidade em que ela está. Nos encontros que vão acontecer, um dos pontos a serem discutidos será o perfil de cada profissional. Com isso, não vamos trazer modelos, e sim subsídios”, disse Gatti.
Bernadete Gatti |
Os encontros serão realizados periodicamente entre os representantes da Fundação Carlos Chagas, da Sedu e das instituições de nível superior interessadas em participar. O primeiro encontro está marcado para o próximo dia 25.
Formação
Em 2009, a Fundação Carlos Chagas realizou um estudo sobre a formação inicial de professores no Espírito Santo, com foco no currículo dos cursos de Pedagogia, Letras Português, Ciências Biológicas e Matemática, que envolveu 46 instituições de ensino e 70 cursos.
O estudo, que foi realizado entre maio de novembro do ano passado, mostrou que as disciplinas voltadas para o trabalho docente estão pouco articuladas com as disciplinas tradicionais das áreas de domínio.
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Texto: Raphael Marques