19/08/2024 15h36 - Atualizado em 19/08/2024 15h38

Governo do Estado aumenta valor das bolsas de formação científica oferecidas pela Fapes

Foto: Canva

Investimento e valorização dos graduandos e pós-graduandos capixabas. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), reajustou os valores oferecidos nas bolsas de incentivo à formação científica do Estado. Com o reajuste, as bolsas passaram a ter o 2º maior valor do Brasil, ultrapassando os valores oferecidos pelo Governo Federal, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e se equiparando ao que é oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Cerca de 2 mil estudantes de iniciação científica júnior, iniciação científica tecnológica, mestrado, doutorado e pós-doutorado serão impactados de forma direta com o reajuste. O valor das bolsas da Fapes só fica atrás do que é oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) e, além do Espírito Santo ter o 2º maior valor de bolsas do Brasil, o Estado também é o 1º no ranking nacional de porcentagem de investimentos em ciência e tecnologia (renda per capita).

Segundo o diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, as bolsas de pesquisa no Brasil sofreram uma desvalorização nos últimos anos e a Fapes tem buscado recompor esses valores. “Este ano nós conseguimos trazer os valores da Fundação para o valor de referência que foi estabelecido pelo próprio Confap e, com isso, nós conseguimos fazer com que as bolsas da Fapes de pesquisa sejam a 2ª mais valorizada do Brasil, muito à frente dos valores praticados pelas agências federais. A equipe da Fundação tem trabalhado com cuidado para que esse reajuste não afete as ações finalísticas da Fapes e nós conseguimos este ano, a partir do mês de agosto praticar esses novos valores. Dessa forma nós valorizamos quem de fato faz acontecer a ciência e a tecnologia no Espírito Santo”, disse.

O reajuste representa investimento de mais de R$ 3 milhões para o ano de 2024 e de R$ 20 milhões para os próximos seis anos. O investimento é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), que utiliza recursos financeiros vinculados à receita do Estado e é destinado exclusivamente a ações de fomento à ciência e à tecnologia.

“O reajuste das bolsas reflete o compromisso do Governo do Estado com a valorização da ciência, tecnologia e inovação no Espírito Santo. Serão cerca de 2 mil bolsistas beneficiados, elevando os valores das bolsas para patamares superiores aos das principais agências federais, como o CNPq e a Capes. Este investimento coloca a Fapes entre as principais fundações de amparo à pesquisa do Brasil, ficando atrás apenas da Fapesp, em São Paulo. Continuaremos a trabalhar para garantir que o Espírito Santo se mantenha na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento, promovendo um ambiente de inovação que impulsione o progresso e a sustentabilidade para todos os capixabas”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Qual o impacto do aumento na vida de quem recebe as bolsas?

A estudante do curso de Política Social na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Josefina José da Silva, é intercambista de Guiné-Bissau, na África, e bolsista de Doutorado da Fapes. Para ela, a bolsa tem sido muito importante, a auxiliando em todos os sentidos, desde a pesquisa na compra dos materiais e até na vida no geral. O valor recebido pela bolsa é a única renda da doutoranda.

“Sem dúvidas, a bolsa me dá credibilidade para aumentar mais o alcance das minhas pesquisas e trazer um bom projeto para a academia, além disso, sem essa bolsa não teria como me manter na Ufes e na cidade de Vitória. A bolsa me ajuda em todas as áreas da minha vida, no aluguel, nas refeições na Universidade, no transporte etc. Saí do meu país, pois lá não tem muitas oportunidades”, pontuou a estudante de doutorado Josefina José da Silva.

Outra estudante que será impactada com o aumento no valor das bolsas é a Rosana Gomes de Oliveira, que cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Ufes – curso de Ciência Agrárias – com bolsa da Fapes pelo Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap).

“O tema do meu trabalho no Doutorado é a diversidade genética de Coffea canephora. O café é uma cultura extremamente relevante para o mundo, principalmente aqui no Estado que se destaca como maior produtor de café conilon. E para o desenvolvimento da pesquisa as bolsas da Fapes são fundamentais, pois garante sustentabilidade financeira e permite que eu me dedique exclusivamente ao meu estudo. Esse reajuste no valor da bolsa é uma excelente notícia!”

Veja na tabela abaixo os valores reajustados pela Fapes:

VALOR DAS BOLSAS

Modalidade das bolsas

Fapes

(sem reajuste)

Fapes

(com reajuste)

CNPq/Capes

ICT

ICJr.

ME

DO

POSDOC

Legenda das siglas das modalidades das bolsas:

• ICT: Iniciação Científica e Tecnológica
  • ICJr.: Iniciação Científica Jr.
  • ME: Mestrado
  • DO: Doutorado
  • POSDOC: Pós-doutorado

Serviço:

Governo do Estado anuncia novo reajuste nas bolsas para pós-graduação oferecidas pela Fapes

Clique aqui e confira a Resolução 341/2024 que explica o reajuste

Clique aqui e confira a tabela com todas as bolsas

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes