21/10/2010 21h44 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

Governo do Estado autoriza concurso com 800 vagas para agente penitenciário

O governador Paulo Hartung, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), autorizou na última quarta-feira (20) a realização de concurso público para preencher 800 vagas. A seleção será destinada aos cargos de agente penitenciário e agente de escolta e vigilância. 

No Espírito Santo, os agentes do sistema penitenciário contam com plano de cargos e salários desde 2008 e atualmente recebem salário inicial de R$1.956,24 e final de R$3.660,07.

Entre as atribuições, os agentes penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Já os agentes de escolta e vigilância penitenciária desenvolvem ações de vigilância das unidades prisionais nas muralhas, guaritas e alambrados que compõem as suas edificações; desenvolvem ações de contenção, vigilância do preso, condução do preso à rede hospitalar para assistência médica e odontológica, condução de veículos de transporte de presos e outras atividades.

Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos.

O processo de seleção será composto das seguintes etapas eliminatórias:
- prova objetiva;
- exame de aptidão física;
- exame de saúde;
- exame psicotécnico;
- investigação social;
- curso de formação penitenciária.

O curso de formação terá duração de um ano e meio e os novos servidores serão contratados para atuar em unidades prisionais de todo o Espírito Santo. Em breve será divulgado o número de vagas destinadas a cada cargo.

A publicação do edital está prevista para o início de 2011 e as provas objetivas devem ser realizadas no mês de março.

 



Informações à imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/Amanda Amaral
(27) 3136-3435/9977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard