Governo do Estado autoriza pavimentação de novo trecho da estrada-parque na Região do Caparaó
O governador Paulo Hartung autorizou, na manhã desta sábado (31), o início das obras de pavimentação da estrada que liga os municípios de Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço e Ibitirama, na região do Caparaó. O trecho a ser pavimentado liga o distrito de Mundo Novo, em Dores do Rio Preto, ao de Santa Marta, em Ibitirama, passando pela comunidade de Patrimônio da Penha, em Divino São Lourenço, e possui 20 quilômetros de extensão. O investimento do Governo do Estado na obra, que faz parte do Programa Caminhos do Campo, é de R$ 9,7 milhões. A expectativa é que a pavimentação seja concluída em 24 meses.
Dores do Rio Preto está localizada na divisa com os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e é muito visitada pelos turistas, pois o acesso capixaba ao Parque Nacional do Caparaó fica no município, em Pedra Menina. Serão beneficiadas cerca de 1,5 mil pessoas das comunidades e outras cinco mil no entorno.
A nova estrada, com sinalização adequada, possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região, garante ao produtor mais agilidade no transporte e melhora a infraestrutura de acesso ao local. O trecho também oferece uma via segura a todos os que desejam conhecer ou que precisam passar pelas comunidades.
O governador chegou à comunidade de Santa Marta, em Ibitirama, às 8 horas, acompanhado do secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli. Ele foi recebido por lideranças da região e por moradores da localidade. De Santa Marta, Hartung e comitiva seguiram até Patrimônio da Penha, em Divino São Lourenço, percorrendo parte do trecho que será asfaltado.
A solenidade de autorização para o início das obras foi realizada na Escola Allan Kardec. O governador Paulo Hartung pediu à empresa responsável pela obra que contrate os trabalhadores na própria região, gerando emprego e renda nos municípios beneficiados cortados pela via.
“Essa estrada atravessa uma das regiões mais belas do Espírito Santo. A obra vai contribuir para o incremento do turismo e do agronegócio e melhorar a qualidade de vida dos moradores de seu entorno. É mais um passo para o desenvolvimento do turismo na região, que tem sua economia fundada no agronegócio, mas que possui um tesouro imenso, que é sua beleza natural. Nossa tarefa é a de descortinar essa beleza e mostrar o potencial dessa região. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para dar infraestrutura e qualidade de vida ao Caparaó”, afirmou.
O secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, destacou que obra vai proporcionar novos negócios aos moradores da região. “Essa obra faz parte de um projeto maior que é a conexão de todo o entorno do Parque Nacional do Caparaó. Essa região ainda é muito dependente da cafeicultura de arábica e essa pavimentação vai auxiliar muito o processo de inclusão de novas oportunidades para o agroturismo, o artesanato e a agroindústria no processo artesanal, para um conjunto significativo de agricultores familiares dessa região de montanhas do Espírito Santo.”
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
Tel.: 27 9941 37 23
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br