24/11/2010 15h29 - Atualizado em 16/01/2019 13h25

Governo do Estado e parceiros reconhecem empresas capixabas por qualidade em gestão

Com a presença de aproximadamente 900 participantes, entre empresários e autoridades, o Governo do Estado, em uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e o Espírito Santo em Ação, reconheceu a qualidade da gestão de 22 empresas capixabas na sétima edição dos prêmios Qualidade Espírito Santo (PQES) e de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), durante solenidade realizada na noite desta terça (23), no Centro de Convenções de Vitória. Ambas as premiações fazem parte das ações do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (Compete-ES),

A cerimônia de entrega dos prêmios contou com a presença do governador Paulo Hartung; dos secretários de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, e de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Pereira Junior; do presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), José Antonio Buffon; do presidente do Conselho Deliberativo do Espírito Santo em Ação, José Armando Campos; do diretor-superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, entre outras autoridades.


Ao todo, 2.878 empresas se inscreveram nos dois prêmios, abrangendo todos os municípios capixabas. No caso do PQES, 17 foram premiadas. Já no MPE Brasil, cinco foram agraciadas. As empresas vencedoras receberam a premiação das mãos das autoridades e empresários.

Hartung: "Temos que produzir
no Estado com condições, qualidade
e preços compatíveis".



O governador Paulo Hartung parabenizou os vencedores e participantes de todas as edições do prêmio Compete-ES e destacou que o verdadeiro vencedor  desta iniciativa é a sociedade capixaba, que pode usufruir  das melhorias implantadas nos serviços  de diferentes áreas do Estado.

"Agradeço em especial aos voluntários que viabilizaram cada edição deste prêmio. Esse tipo de comportamento é comum em países desenvolvidos e estamos caminhando para essa realidade. O mundo é um desafio constante, não há espaço para economia fechada. Temos que produzir no Estado com condições, qualidade e preços compatíveis. Por isso, precisamos envolver cada vez mais empresas e empreendedores nesta competição", completou o governador.

Campeãs

As empresas vencedoras no MPE Brasil foram: Aplysia Tecnologia para Meio Ambiente; Conde de Sanduíche; Tecsystem Tecnologia em Software; e Sathler Baby, que além de vencedora, foi destaque em responsabilidade social.

Já no PQES, no nível “Compromisso com a Excelência”, a Atual Sistemas, de São Gabriel da Palha; GB Lavanderia, de Colatina; Tourlines, de Vitória; e a Zorzal Consultores e Auditores Associados, de Vitória, ganharam menção honrosa, enquanto que o troféu foi entregue ao Bandes; às Gerências de Coleta e Tratamento de Esgoto, de Produção de Água e de Distribuição de Água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); à Dikma Terceirização Estratégica; à Mamy Baby; e à Multiscan Imagem e Diagnóstico.

No nível “Rumo à Excelência”, os premiados foram: Mais Indústria de Alimentos (bronze); RDG Aços do Brasil Produtos Siderúrgicos (bronze); Móveis Rimo (bronze); Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (ouro); EDP Escelsa (ouro); Concessionária Foz do Brasil de Cachoeiro de Itapemirim (ouro); e Unimed Sul Capixaba (ouro).

Qualidade

A premiação é baseada nos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade e foi criada em 2004, visando a estimular o desenvolvimento da gestão das empresas, conceder reconhecimento público e divulgar as práticas bem sucedidas.

Márcio Félix.



A expressiva participação nos prêmios demonstra que a busca pela qualidade vem se consolidando no Espírito Santo, incluindo as micro e pequenas empresas e também os municípios do interior. “A disseminação dos conceitos de competitividade e produtividade garante o estabelecimento desse ambiente propício às organizações, além de agregar valor à sociedade civil e de melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário Márcio Félix.

Para o presidente ES em Ação, José Armando Campos, a premiação é um exemplo da Organização Não-Governamental (ONG). “Nosso trabalho é reunir pensamentos empresariais por meio da ação social, e isso é o que é feito através do Compete-ES, visando ampliar a competitividade para nossas empresas”, afirmou.


José Eugênio Vieira, Paulo Hartung,
José Armando Campos e Márcio Felix..



Já o diretor-superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, lembrou que essa premiação fomenta a competitividade e colabora com a qualidade dos serviços e produtos prestados pelas empresas. “Toda sociedade ganha com essas melhorias”.

PQES

O Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), lançado em 16 de abril de 2004, é uma das ações do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (Compete-ES), coordenado pelo Governo do Estado.

Direcionado a micro, pequenas, médias e grandes empresas, o PQES propicia um ambiente competitivo ao setor empresarial e materializa a busca contínua das empresas capixabas pela melhoria de sua gestão, por meio do reconhecimento ao trabalho que desenvolvem.

MPE Brasil

O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas visa a reconhecer as micro e pequenas empresas que empreendem esforços na busca de melhorias nos processos administrativos e de gestão, ampliando a visibilidade diante do cliente e do mercado. O MPE é realizado pelo Governo do Estado, pelo Sebrae-ES e pelo Espírito Santo em Ação.


Confira a lista das empresas reconhecidas:
 
MPE Brasil

- Categoria Comércio
Vencedora: Sathler Baby (Vila Velha)

- Categoria Serviços de Tecnologia da Informação
Vencedora: Tecsystem Tecnologia em Software (Castelo)

- Categoria Serviços de Turismo
Vencedora: Conde de Sanduíche (Vitória)

- Categoria Serviços
Vencedora: Aplysia Tecnologia para o Meio Ambiente (Vitória)

Finalistas:
Selecta Instituto de Psicologia Ltda (Vitória)
Zorzal Consultores e Auditores Associados (Vitória)
Destaque em Responsabilidade Social
Sathler Baby (Vila Velha)


Prêmio Qualidade Espírito Santo

Compromisso com a Excelência – Nível I

Menção Honrosa:

- Atual Sistemas (São Gabriel da Palha)
- GB Lavanderia Ltda (Colatina)
- Tourline Viagens e Turismo (Vitória)
- Zorzal Consultores e Auditores Associados (Vitória)

Troféu PQES:

- Bandes (Vitória)
- Gerência de Coleta e Tratamento de Esgoto da Cesan (Vitória)
- Gerência de Produção de Água da Cesan (Vitória)
- Gerência de Distribuição de Água da Cesan (Vitória)
- Dikma Terceirização Estratégica (Vitória)
- Mamy Baby (Vitória)
- Multiscan Imagem e Diagnóstico (Vitória)

Rumo à Excelência – Nível II

- Bronze: Mais Indústria de Alimentos (Linhares)
- Bronze: RDG Aços do Brasil Produtos Siderúrgicos (Serra)
- Bronze: Móveis Rimo (Linhares)
- Ouro: Ceturb GV (Vitória)
- Ouro: EDP Escelsa (Serra)
- Ouro: Concessionária Foz do Brasil (Cachoeiro de Itapemirim)
- Ouro: Unimed Sul Capixaba (Cachoeiro de Itapemirim)


Confira mais momentos do evento:
(Fotos: Thiago Guimarães/Secom)


 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9707 / 9942-1130
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br

Leo Nunes
(27) 9944 5215

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard