Governo do Estado entrega nova UTI no Hospital Padre Máximo
Na manhã desta quinta-feira (20), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou aos moradores de Venda Nova do Imigrante as obras de reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Padre Máximo, além da reforma e ampliação da área física. O hospital compõe a rede de hospitais filantrópicos do Espírito Santo e 80% dos atendimentos que realiza são ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É uma deferência me trazerem aqui nos últimos dias do meu mandato para entregarmos uma obra tão importante. Vocês decidiram fazer um gesto carinhoso inaugurando essa obra que é essencial para comunidade e conta com atuação do município, Estado e Governo Federal. Muito obrigado!”, agradeceu o governador Paulo Hartung.
O valor total da obra foi de R$ 3.632.365,10, sendo que o Governo do Estado disponibilizou R$ 2,5 milhões repassados por meio de um termo de fomento assinado em março deste ano.
Com a reforma, a UTI do hospital passa a contar com mais 10 leitos, passando de 60 para 70.
O investimento feito no Hospital Padre Máximo segue uma lógica adotada pelo Governo do Estado desde o início da gestão, que é fortalecer a rede de atendimento regional e garantir a oferta de serviços o mais perto possível do local de moradia do cidadão.
O hospital realiza em média 3 mil atendimentos pelo SUS por mês, entre atendimentos de urgência e emergência, cirurgias, realização de partos e internações nas áreas de pediatria e clínica médica. Tem, ainda, quatro leitos de internação para pacientes de saúde mental.
A unidade é referência para as cidades de Castelo e Domingos Martins, e faz parte da Rede Materno-Infantil, sendo referência para gestação de risco habitual para os municípios de Venda Nova do Imigrante, Ibatiba, Brejetuba, Conceição do Castelo e Afonso Cláudio, totalizando a cobertura de aproximadamente 180 mil habitantes.
Além da expansão da UTI, a obra contemplou melhorias na lavanderia; criação de um espaço exclusivo para preparação de dietas enterais. Também estava prevista a construção de uma nova torre, com escada e elevador plataforma, permitindo o controle de acesso de visitantes à UTI e às demais dependências do hospital de forma mais organizada.