01/08/2024 11h49

Governo do Estado entrega óculos inteligentes para alunos com deficiência visual

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta quinta-feira (1º), a entrega de 54 óculos OrCam MyEye 2.0, dispositivos de tecnologia assistiva que visam promover a inclusão e uma melhor qualidade de vida para alunos com deficiência visual e dificuldades de leitura. Os “óculos inteligentes” serão distribuídos para alunos com deficiência visual rede pública estadual e também alocados nos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) e unidades do Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em diversos municípios.

“Os óculos ajudam as pessoas com deficiência visual a terem mais autonomia. Auxiliando na leitura de um texto, no reconhecimento de rostos e na identificação de objetos, cores e horas. Estamos começando com 54 unidades que serão entregues para alunos cegos ou com baixa visão da rede estadual, além de contemplar nossas escolas técnicas e cada um dos CRJs. Também vamos entregar um para o Instituto Braille. É muito importante investir em inovação e tecnologia e poder melhorar a vida das pessoas”, afirmou Casagrande.

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Educação (Sedu), investiu R$ 924 mil na aquisição de 54 óculos de inteligência e visão artificial, cada um custando R$ 17,1 mil. O OrCam MyEye é capaz de ler textos em voz alta, identificar rostos, reconhecer produtos, identificar cores e cédulas, sem a necessidade de uma conexão com a internet.

“Com essa tecnologia, nossos estudantes com deficiência visual terão mais autonomia e independência, o que transformará suas experiências na escola e no dia a dia. Os ‘óculos inteligentes’ são mais do que apenas uma ferramenta tecnológica; eles são um passo importante para garantir que cada aluno tenha acesso ao conhecimento e às oportunidades que merecem. Esse recurso é um ganho enorme para a autoestima e o desenvolvimento pessoal dos alunos”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

A tecnologia oferecida pelos ‘óculos inteligentes’ é uma revolução no auxílio à inclusão. Segundo Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia Tecnologia Assistiva, representante exclusiva do dispositivo no Brasil, o OrCam MyEye permite que pessoas com deficiência visual acessem informações de maneira mais independente e eficaz. “Cerca de 80% das atividades diárias envolvem leitura. O OrCam MyEye possibilita que pessoas com deficiência visual realizem essas atividades com mais autonomia e sem depender de internet”, explicou.

O dispositivo, que pesa apenas 22,5 gramas e mede 7,6 cm por 2,1 cm, oferece uma série de funcionalidades. Adicionalmente, o OrCam MyEye também facilita a identificação de obstáculos e ajuda no desenvolvimento de pessoas com dislexia e dificuldades de leitura.

“Essa tecnologia poderá ajudá-los muito em um processo de autonomização. Então é uma felicidade hoje fazer essa entrega simbólica, junto ao governador, e lembrando que, em apoio com a empresa responsável, fizemos a formação junto aos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em nove das 11 Superintendências Regionais de Educação, que são as que atendemos alunos cegos. A formação teve como objetivo repassar informações acerca dessa tecnologia para que os professores soubessem todo o potencial pedagógico que essa tecnologia assistida tem”, comentou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatiza a importância desta iniciativa do Governo do Estado, com destaque também para a disponibilização em cada uma das 14 unidades do Centro de Referência das Juventudes.  “A iniciativa do Governo do Estado reitera o compromisso com a inclusão e acessibilidade. Este tipo de equipamento para jovens cegos ou de baixa visão representa melhor acesso à educação, ao conhecimento e a integração na sociedade”, disse.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto