15/10/2024 17h15 - Atualizado em 15/10/2024 17h17

Governo do Estado formaliza pedido de devolução da concessão da Ferrovia Leopoldina

Foto: Brenda Silva - SETUR

Nessa segunda-feira (14), foi realizada uma importante reunião na Secretaria do Turismo (Setur), em Vitória, para a assinatura do documento que formaliza o pedido de devolução antecipada da concessão da Ferrovia Leopoldina. O Governo do Espírito Santo tem como objetivo revitalizar essa infraestrutura, que abrange 257 quilômetros e conecta 11 municípios. O plano é transformar a ferrovia em um grande atrativo turístico, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos; do deputado federal Gilson Daniel; do prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, responsável pelo projeto na Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes); além de representantes das prefeituras envolvidas e dos executivos da VLI, Anderson Abreu e Fernando Kunsch, empresa que atualmente administra a ferrovia.

Philipe Lemos destacou a importância da assinatura do documento: "A formalização desse pedido é decisiva para o futuro da Ferrovia Leopoldina. A assinatura do documento demonstra o comprometimento do Governo do Estado e dos municípios em garantir que essa infraestrutura histórica seja devolvida ao nosso controle. Agora, estamos mais próximos de transformar a ferrovia em um polo de turismo e lazer, que vai beneficiar a comunidade e a economia local", afirmou Lemos.

O documento assinado será enviado ao Ministério dos Transportes, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), reforçando o compromisso dos municípios capixabas em garantir a concessão da Ferrovia Leopoldina ao Estado. A devolução dessa concessão é vista como um passo essencial para a revitalização da ferrovia, com grande potencial para impulsionar o turismo e o desenvolvimento local.

Com o retorno da concessão, a Setur prevê a reutilização de trechos desativados para criar espaços multifuncionais. Entre as propostas em estudo estão a construção de ciclovias e trilhas para caminhadas, a conversão de vagões em bistrôs temáticos para promover a culinária local, a transformação de estações em museus e centros culturais, além da instalação de mirantes e parques lineares. As cidades diretamente beneficiadas são Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul.

Assessoria de Comunicação da Setur
Leonardo Sales