04/10/2024 15h17

Governo do Estado lança PROFIX 2025 com até 75 bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 6,5 mil

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou, nesta semana, o PROFIX 2025, que abre oportunidade para os docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação (PPG), vinculados às instituições de Ensino Superior ou pesquisa capixabas, inscreverem propostas no Edital 12/2024. As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro e devem ser feitas pela plataforma SigFapes (www.sigfapes.es.gov.br).

O novo edital aberto pela Fapes oferta a concessão de bolsas de pós-doutorado (POSDOC) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, supervisionados por docentes permanentes de PPG stricto sensu, com curso de mestrado e/ou doutorado (acadêmico ou profissional), recomendado ou aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de Instituição de Ensino Superior e/ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo.

No PROFIX 2025, serão disponibilizadas até 75 bolsas com 24 parcelas cada no valor de R$ 6,5 mil, além de benefícios descritos no edital. O prazo de execução será de 30 meses, improrrogáveis, e as propostas podem ser de qualquer área do conhecimento.

“O objetivo dessa chamada pública é fortalecer a pesquisa capixaba por meio do fomento direcionado a doutores que buscam uma instituição de pesquisa para se fixar. Além disso, também visa a contribuir para o aumento da relevância no cenário nacional da produção de conhecimento técnico e científico gerado aqui. É mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Fapes, de valorizar o papel do conhecimento técnico e científico como um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico, tornando o Espírito Santo o destino de profissionais de excelência para a área da ciência, tecnologia e inovação”, explica o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

O edital tem o valor de, aproximadamente, R$ 15,2 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), que utiliza recursos financeiros vinculados à receita do Estado e é destinado exclusivamente à ciência e à tecnologia.

Fapes aparece em 2º no ranking nacional de valores das bolsas ofertadas

Após reajustar os valores das bolsas ofertadas para 2024, a Fapes ultrapassou os valores oferecidos pelas mesmas modalidades pelo CNPq/Capes (Governo Federal) e assumiu o segundo lugar no ranking nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). Agora, a Fapes está atrás apenas da FAP de São Paulo (Fapesp) e se iguala à FAP do Rio de Janeiro (Faperj).

Para o PROFIX 2025, por exemplo, o valor reajustado da bolsa POSDOC é de R$ 6,5 mil, superando a ofertada na mesma modalidade pelo CNPq/Capes (Governo Federal) –, que varia entre R$ 5,2 mil e R$ 5,5 mil.

"Isso reforça o comprometimento da Fapes em realmente fortalecer o ecossistema da pós-graduação capixaba, ofertando bons valores em todas modalidades de bolsas para que os pesquisadores possam desenvolver seus projetos da melhor forma. Dessa forma, nós valorizamos quem de fato impulsiona a ciência e a tecnologia no Espírito Santo", afirma a diretora Administrativa-Financeira da Fapes, Lucia Araujo.

Bolsista destaca importância e revela impacto do PROFIX

João Carlos Furlani, doutor em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebeu bolsa no último edital do PROFIX, em 2022, e conseguiu desenvolver o seu projeto "História Urbana e Arqueologia de uma capital: aspectos materiais e cotidianos de Constantinopla (séc. V)", sob a supervisão de Gilvan Ventura da Silva, professor titular de História Antiga da Ufes. O trabalho resultou na publicação de um livro sobre o tema e abriu as portas para a participação em congressos internacionais e nacionais, onde as conclusões do estudo foram apresentadas.

"Participar do programa PROFIX foi uma experiência importante na minha trajetória como pesquisador. A bolsa me proporcionou não apenas os recursos financeiros necessários para conduzir minha pesquisa, mas também a possibilidade de me dedicar integralmente ao estudo, sem as preocupações adicionais que poderiam limitar as investigações. Essa experiência, sem dúvida, expandiu minha rede de contatos profissionais, abrindo novas possibilidades de colaborações e fortalecendo meu papel como um agente qualificado na pesquisa e no ensino universitário", conta Furlani.

Para o pesquisador, que destacou que o PROFIX reforça a presença do Espírito Santo como um importante polo de pesquisa no cenário nacional, o impacto da bolsa acadêmica foi imenso em sua vida profissional e pessoal.

"Profissionalmente, ela valorizou meu trabalho, permitindo que eu pudesse continuar na academia, publicar resultados significativos e participar de eventos internacionais, aumentando minha visibilidade no campo de pesquisa. Pessoalmente, a bolsa trouxe um alívio financeiro em um momento desafiador, especialmente diante da difícil inserção no mercado acadêmico, uma vez que as oportunidades para pesquisadores no País são limitadas. Acredito que programas como o PROFIX não apenas incentivam a produção científica, mas também fornecem uma base sólida para que pesquisadores altamente qualificados possam crescer, se desenvolver e contribuir de maneira significativa para a sociedade e para a geração de conhecimento", ressaltou.

Serviço:

Lançamento do Edital 12/2024 – PROFIX 2025: clique aqui e acesse o edital
Prazo de submissão:
 até as 17h59 do dia 28/11/2024

Valor da bolsa POSDOC: R$ 6,5 mil
Site para submissão: www.sigfapes.es.gov.br
Dúvidas sobre o edital? bolsas.duvidas@fapes.es.gov.br

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes