02/09/2010 23h06 - Atualizado em 21/01/2019 17h01

Governo do Estado mobiliza municípios para reduzir impactos causados pelas chuvas

O governador Paulo Hartung e os membros do Comitê Estadual de Resposta a Desastres se reúnem com os 78 prefeitos capixabas, às 10 horas desta sexta-feira (03), no Palácio Anchieta. O objetivo é envolver os municípios no processo de mobilização para minimizar os impactos causados pelas chuvas que tradicionalmente atingem o Estado a partir de novembro. Apenas dez municípios possuem a defesa civil efetivamente estruturada. Uma das finalidades da reunião também será a de conscientizar as autoridades municipais sobre a necessidade de que as cidades tenham essa estrutura organizada e atuante, já que cabe aos municípios articular, coordenar e gerenciar ações de defesa civil em nível local.

O Governo do Estado está implantando o Comitê Estadual de Resposta a Desastres com o objetivo de oferecer auxílio rápido e eficaz diante de ocorrências ambientais, sociais e econômicas causadas pelas chuvas. Até o final de outubro, o Comitê já estará integrado ao Sistema Estadual de Defesa Civil. O período de fortes chuvas no Espírito Santo tem início em novembro.

O Governo decidiu se antecipar e já vem trabalhando há cerca de 60 dias para aprimorar a estrutura do Sistema Estadual de Defesa Civil, mobilizando todos os órgãos responsáveis não apenas por ações de resposta aos desastres, mas também por ações de prevenção.

Na manhã da última segunda-feira (30), membros do Comitê – formado por representantes de vários órgãos estaduais – reuniram-se com o governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta. Durante a reunião foi apresentado o Plano Estadual de Contingência para Chuvas, que traz as ações de preparação e resposta que podem minimizar os efeitos desastrosos das chuvas, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Segundo dados da Coordenação Estadual de Defesa Civil, entre 2000 e 2009 foram registradas 50 mortes no Espírito Santo em decorrência das chuvas. Somente no ano passado, três pessoas morreram, 452 ficaram feridas, 55 mil desalojadas e 7.564 desabrigadas.

Comitê Estadual de Resposta a Desastres

O Comitê Estadual de Resposta a Desastres está inserido no Plano Estadual de Contingência para Chuvas. Ele é constituído por um grupo executivo formado por representantes de vários órgãos estaduais responsáveis por oferecer a melhor resposta aos desastres provocados pelas chuvas, agindo com a seguinte prioridade: preservar vidas; estabilizar os desastres, minimizando seus efeitos; preservar o meio ambiente e os sistemas coletivos; e proteger propriedades.

O Comitê é formado pelos seguintes órgãos: Coordenação Estadual de Defesa Civil (CEDEC); Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; Departamento de Estradas de Rodagem; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Saúde; Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Agricultura e Companhia Espírito-Santense de Saneamento.

Cada órgão, dentro de sua esfera de atribuição, está elaborando um planejamento estratégico que detalha as ações de resposta diante de grandes precipitações pluviométricas. Os órgãos também irão disponibilizar técnicos para compor equipes de atendimento nas situações de emergência e estabelecer escala de plantão. Todos os órgãos irão atuar integrados à Coordenação Estadual de Defesa Civil.

Assessoria de Imprensa do Governo do Esta
Daniel Simões