Governo do Estado quer reformar e utilizar antiga sede do Saldanha da Gama
O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) o Projeto de Lei (PL) Nº 493/2020, que trata da permuta entre um imóvel do Estado, localizado na Avenida Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, Vitória, e o Forte São João, antiga sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, que pertence à Prefeitura de Vitória (PMV).
O objetivo do Executivo Estadual é reformar a construção para sediar a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que atualmente funciona em salas de um edifício na Mata da Praia. O lugar contará ainda com um museu virtual e espaço gastronômico, ambos abertos ao público, integrando assim cultura, inovação e turismo.
Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a reforma do Forte São João e a transferência da Fapes para o local fortalecerão o projeto prioritário do Estado de constituir o Núcleo Administrativo do Governo no Centro de Vitória. “Além de promover o uso de um imóvel importante para a história da nossa Capital, essa iniciativa aproximará a Fapes de outros órgãos públicos, melhorando a integração entre eles”, destacou.
Forte São João
Construído no século XVII, na entrada da baía de Vitória, o Forte São João foi projetado para ser uma fortaleza e proteger a Ilha de Vitória de invasões. Manteve suas atividades até 1888 e, posteriormente, serviu de sede para o Clube de Regatas Saldanha da Gama. Hoje, é a única construção com características de fortificação existente na Capital, que já possuiu mais quatro fortes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues / Simone Espindula Batista
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br / simone.batista@seger.es.gov.br