22/07/2024 14h54

Governo do Estado segue com ações voltadas para a Primeira Infância

Dando continuidade às importantes ações do Governo do Estado do Espírito Santo e do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas pela Primeira Infância em prol da Primeira Infância Capixaba, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) vai realizar, nesta terça-feira (23) e na quarta-feira (24), a Oficina “Construindo Futuros: Elaboração Participativa e Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância”. O encontro acontecerá na Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, das 9h às 17h.

Esta oficina é realizada intersetorialmente pelas Secretarias: de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Educação (Sesa) e da Saúde (Sesa), com a participação efetiva das demais Secretarias de Instituições representantes do Comitê Estadual da Primeira Infância.

O evento contará com a  Palestrante e facilitadora da Oficina é a Drª Ligia Rosa de Rezende Pimenta - Psicóloga e facilitadora de processos intersetoriais e Líder Executiva da Primeira Infância (INSPER/SP) e gestora social pelo BID Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Estas Oficinas atenderão aos 78 municípios capixabas, divididos nos dois dias do seguinte modo: 23/07 – município da região Norte; e 24/07 municípios da região Sul, e tem como objetivo oferecer conteúdo e prática de modo a possibilitar uma construção intersetorial e coletiva para instrumentalização e implementação dos Planos Municipais pela Primeira Infância.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, garantir o bem-estar das crianças em seus primeiros anos de vida, exige compreender os diversos fatores sociais que compõem o cenário no qual se dá o desenvolvimento infantil.

“O Governo do Estado sabe que a maneira mais eficaz de enfrentarmos esse desafio é construindo políticas públicas sob a ótica da interseccionalidade, para criar caminhos que envolvam diversos agentes e atores sociais, pois é somente em parceria que poderemos garantir uma rede de serviços, conhecimentos e ações, capazes de garantir o florescimento de uma sociedade menos desigual, cultivada a partir do bem-estar e do pleno desenvolvimento infantil”, afirmou a secretária.

Já na quinta-feira (25), das 09h às 12h será realizada reunião da facilitadora Lígia Pimenta com os membros do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas pela Primeira Infância, na sala de reuniões da Setades e será oferecida aos subsecretários, gerentes e técnicos da Setades.

Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas