23/11/2010 00h43 - Atualizado em 16/01/2019 13h26

Governo e empresários assinam acordo para Centro de Negócios e Inovação Brasil-Noruega

Com o objetivo de realizar pesquisas, incentivar o empreendedorismo e proporcionar mais educação e treinamento para profissionais do setor de petróleo e gás, foi lançado, na tarde desta segunda-feira (22), o Centro de Negócios e Inovação Brasil-Noruega, em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, entre o Governo do Estado e empresários brasileiros e noruegueses.

O evento, que contou com a presença de 35 empresários do setor, contou com a presença do governador Paulo Hartung; do vice-governador, Ricardo Ferraço; do secretário de Estado Desenvolvimento Márcio Félix; do presidente do Bandes, José Antonio Buffon; da diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), Cristina Santos; do gerente da NCE Subsea, Trond Olsen; entre outros convidados do setor.


Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, lembrou que este ato concretiza uma negociação iniciada pelo Governo do Estado com a Noruega há alguns anos, quando surgiram as novas descobertas de petróleo no Espírito Santo.

“Nós temos aqui empresas que podem promover inovação e conhecimento, pois o petróleo é um recurso finito, mas o conhecimento continua ativo. Esta parceria é uma oportunidade de trazer para o Espírito Santo e para todo o Brasil a tecnologia norueguesa, assim como mostrar a eles a nossa tecnologia”, informou.

O gerente da NCE Subsea, Trond Olsen, reforçou que esta parceria começou na primeira visita do governador Paulo Hartung à Noruega há cinco anos, quando assinaram um acordo de intercâmbio de estudantes entre a UVV e os estudantes da Universidade de Bergen. “O apoio do Governo do Estado é muito importante para que essa parceria vá adiante e que possamos trocar conhecimentos para desenvolver novas tecnologias”, reforçou.

O governador Paulo Hartung destacou que a criação do Centro de Negócios e Inovação Brasil-Noruega vai aprofundar as parcerias entre os dois países, trazendo benefícios para a atual e para as futuras gerações. “Queremos continuar o processo de agregação de valor à indústria do petróleo e gás em terras capixabas. Outro objetivo do Governo é fazer com que o Estado seja um provedor de tecnologia para essa indústria. E uma de nossas principais metas é tornar o Espírito Santo um fornecedor de mão-de-obra qualificada para o Brasil e para o mundo”, frisou.

Hartung afirmou que o lançamento do Centro de Negócios e Inovação Brasil-Noruega é mais um desdobramento da viagem que a comitiva do Governo do Estado fez a Noruega, em 2005. “Procuramos conhecer o que havia de melhor na produção e na exploração de petróleo e gás natural em todo o mundo. Encontramos na Noruega uma das experiências exitosas nesse setor, inclusive no bom uso dos recursos decorrentes dessa produção”, afirmou.

O governador ressaltou que a riqueza do petróleo é uma grande oportunidade para fomentar o desenvolvimento econômico e social, mas não representa uma garantia de futuro. “Ao olhar para os países produtores, vamos encontrar muitos onde a produção de petróleo e gás ocorre há anos, mas que continuam convivendo com a pobreza e a desigualdade social. Por isso, fomos procurar experiências bem sucedidas, como no caso da Noruega, para adaptá-las à nossa realidade”, salientou.

Após as falas, o secretário Márcio Félix e o gerente da NCE Subsea, Trond Olsen, assinaram o acordo que forma o Centro de Negócios e Inovação Brasil-Noruega, que forma uma congregação de parceiros baseada em três pilares: pesquisa de desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e educação e treinamento, com o objetivo de fomentar negócios e pesquisas no setor de petróleo e gás e a formação e qualificação de mão de obra no Estado, além de implantar um modelo de gestão, inovação e competitividade explorando a sinergia entre os dois países.

A Noruega é um país de ponta quando o assunto é tecnologia e soluções para o setor metalmecânico e vem demonstrando interesse em fazer negócios no Brasil. Stavanger é, historicamente, uma cidade pesqueira e industrial, mas a partir da década de 70 tornou-se a capital norueguesa do petróleo.

O Centro Norueguês de Especialização Subsea (Norwegian Centre of Expertise Subsea – NCE Subsea) é uma iniciativa da indústria submarina na área de Bergen para o reforço e internacionalização dos negócios. Mais de 80 empresas e organizações formam o corpo do NCE Subsea.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9707 / 9942-1130
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br


Assessoria de Imprensa do Governo
Daniel Simões
27-99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard