16/09/2010 19h00 - Atualizado em 21/01/2019 16h42

Governo entrega máquinas e equipamentos agrícolas para 60 municípios

Mais de 100 equipamentos e máquinas agrícolas, entre veículos, caminhões, tratores e resfriadores de leite foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) a cerca de 60 municípios capixabas, na manhã desta quinta-feira (16). A ação faz parte do Programa de Apoio à Mecanização Rural, desenvolvido pela Seag.

A solenidade oficial de entrega, com a assinatura dos termos de concessão, aconteceu no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, e contou com as presenças do Governador do Estado, Paulo Hartung, e do secretário estadual de Agricultura, Aqüicultura e Pesca, Enio Bergoli, além de prefeitos, secretários municipais de Agricultura, representantes de associações, cooperativas e sindicatos, movimentos rurais e agricultores.

Serão beneficiadas 116 entidades, sendo 65 associações, 35 prefeituras, nove cooperativas e sete sindicatos rurais.

Entre os equipamentos entregues estão 53 resfriadores de leite, 36 tratores agrícolas, 15 caminhões, 15 veículos e 18 veículos pick ups. Somente nesses equipamentos, o Governo do Estado do  Espírito Santo investiu cerca de R$ 7 milhões. Em 2010, serão investidos  no Programa de Apoio à Mecanização Rural cerca de R$ 50 milhões, em todos os municípios do interior capixaba.

O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria fazer a entrega das máquinas e equipamentos na Grande Vitória. “Uma solenidade como essa aproxima a Região Metropolitana do interior”, afirmou, lembrando que o Espírito Santo é o único Estado da federação que possui um programa próprio para o fortalecimento da agricultura familiar.

Hartung ressaltou que o Governo do Estado trabalha desde 2003 para valorizar o homem do campo e promover a agricultura de forma sustentável no Espírito Santo. “Estamos oferecendo as mesmas condições de conforto e qualidade de vida que existem nas cidades aos moradores do interior. O modelo de desenvolvimento centralizado na Grande Vitória não deu certo e, por isso, um dos pilares de nossas políticas públicas é promover o desenvolvimento descentralizado, induzindo o crescimento de todas as regiões do Espírito Santo de acordo com suas vocações”, afirmou.

Hartung e conjunto Tchê, tchê, tchê, formado por professores de música de Rio Novo do Sul.

“As ações de mecanização rural desenvolvidas pelo Governo do Estado objetivam dar uma maior competitividade aos agricultores capixabas de base familiar, na medida em que as máquinas e equipamentos aumentam a produtividade da mão de obra no campo, possibilitam o acesso a novos mercados e melhoram a qualidade dos produtos agropecuários, dentre tantos outros benefícios”, afirma o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

Adenilsion Moreira: desenvolvimento.

O agricultor Adenilsion Moreira da Silva, 43 anos, de São Mateus, comemorou a chegada das máquinas. “Esses equipamentos serão de grande importância para nós agricultores, pois ajuda numa melhor condição para o desenvolvimento da agricultura de forma cooperada. De um modo geral, permite que nós tenhamos acesso a outros municípios como, por exemplo, participar de cursos, fazer visitas técnicas e receber ajuda nas próprias propriedades”, destacou.

Veja mais fotos do evento:

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim