Governo entrega máquinas e equipamentos agrícolas para 60 municípios
Mais de 100 equipamentos e máquinas agrícolas, entre veículos, caminhões, tratores e resfriadores de leite foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) a cerca de 60 municípios capixabas, na manhã desta quinta-feira (16). A ação faz parte do Programa de Apoio à Mecanização Rural, desenvolvido pela Seag.
A solenidade oficial de entrega, com a assinatura dos termos de concessão, aconteceu no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, e contou com as presenças do Governador do Estado, Paulo Hartung, e do secretário estadual de Agricultura, Aqüicultura e Pesca, Enio Bergoli, além de prefeitos, secretários municipais de Agricultura, representantes de associações, cooperativas e sindicatos, movimentos rurais e agricultores.
Serão beneficiadas 116 entidades, sendo 65 associações, 35 prefeituras, nove cooperativas e sete sindicatos rurais.
Entre os equipamentos entregues estão 53 resfriadores de leite, 36 tratores agrícolas, 15 caminhões, 15 veículos e 18 veículos pick ups. Somente nesses equipamentos, o Governo do Estado do Espírito Santo investiu cerca de R$ 7 milhões. Em 2010, serão investidos no Programa de Apoio à Mecanização Rural cerca de R$ 50 milhões, em todos os municípios do interior capixaba.
O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria fazer a entrega das máquinas e equipamentos na Grande Vitória. “Uma solenidade como essa aproxima a Região Metropolitana do interior”, afirmou, lembrando que o Espírito Santo é o único Estado da federação que possui um programa próprio para o fortalecimento da agricultura familiar.
Hartung ressaltou que o Governo do Estado trabalha desde 2003 para valorizar o homem do campo e promover a agricultura de forma sustentável no Espírito Santo. “Estamos oferecendo as mesmas condições de conforto e qualidade de vida que existem nas cidades aos moradores do interior. O modelo de desenvolvimento centralizado na Grande Vitória não deu certo e, por isso, um dos pilares de nossas políticas públicas é promover o desenvolvimento descentralizado, induzindo o crescimento de todas as regiões do Espírito Santo de acordo com suas vocações”, afirmou.
Hartung e conjunto Tchê, tchê, tchê, formado por professores de música de Rio Novo do Sul. |
“As ações de mecanização rural desenvolvidas pelo Governo do Estado objetivam dar uma maior competitividade aos agricultores capixabas de base familiar, na medida em que as máquinas e equipamentos aumentam a produtividade da mão de obra no campo, possibilitam o acesso a novos mercados e melhoram a qualidade dos produtos agropecuários, dentre tantos outros benefícios”, afirma o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.
Adenilsion Moreira: desenvolvimento. |
O agricultor Adenilsion Moreira da Silva, 43 anos, de São Mateus, comemorou a chegada das máquinas. “Esses equipamentos serão de grande importância para nós agricultores, pois ajuda numa melhor condição para o desenvolvimento da agricultura de forma cooperada. De um modo geral, permite que nós tenhamos acesso a outros municípios como, por exemplo, participar de cursos, fazer visitas técnicas e receber ajuda nas próprias propriedades”, destacou.
Veja mais fotos do evento:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
(27) 9941-3723