11/06/2018 12h05 - Atualizado em 11/06/2018 12h08

Governo entrega novos leitos de terapia intensiva no Hospital Estadual Infantil de Vitória

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou nesta segunda-feira (11) 26 leitos (10 UTI e 16 semi-intensivos), no novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), no Hospital Estadual Infantil de Vitória, elevando para 41 o número total de leitos desse tipo que o hospital oferece para atendimento de crianças. O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, acompanhados de outros secretários e subsecretários de Estado, autoridades políticas e profissionais de saúde visitaram as novas dependências da Utip.

 

“É gratificante começar a semana com essa inauguração.  Aos profissionais que irão trabalhar aqui desejo sucesso e que Deus abençoe todos vocês. A estrutura está em boas condições, está equipada, mas as relações que contam são as pessoais. Por isso a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais que aqui irão trabalhar. Também agradeço à Polícia Militar pela ação que viabilizou essa parceria. Esse aqui é um jogo de ganha-ganha. Ter possibilitado essa estrutura e, consequentemente, ter melhorado o atendimento infantil e, ao mesmo tempo, o atendimento à família dos militares é uma situação em que todos são beneficiados”, comemorou o governador Paulo Hartung.

 

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, elogiou a atuação de Hartung à frente do Executivo estadual e ressaltou que sob a gestão dele a Saúde teve prioridade. O secretário lembrou que o Espírito Santo foi o Estado que mais investiu em saúde com recursos próprios em 2017, destacando-se como a primeira unidade da federação a fazer isso. Foram 18,75% da receita corrente líquida, enquanto a Constituição Federal determina 12% para os Estados. Outro dado importante colocado pelo secretário foi que o Fundo Estadual de Saúde fechou o ano de 2017 com 76% de recursos estaduais e somente 24% de recursos federais, o que mostra bem o enorme subfinanciamento federal que o Estado enfrenta na área da Saúde. 

 

“E apesar disso nós conseguimos, além de manter, ampliar os serviços. Quando chegamos ao Governo, o Hospital Infantil de Vitória tinha 15 leitos intensivos. Hoje temos 41. Quando fizemos a inauguração do novo Pronto-Socorro Drª Milena Gottardi do Hospital Infantil de Vitória, no ano passado, eu falei e vou repetir aqui. Esta é a maior intervenção pediátrica em décadas. Mais de 105 leitos estão funcionando aqui. E ao mesmo tempo fizemos uma reforma enorme lá no Infantil de Vila Velha. O Pronto-Socorro do Himaba fechava as portas quinta-feira, não fecha mais. São 24 horas funcionando a semana inteira, o que significou 40% de aumento de atendimento de mães e filhos lá. No ano passado, isso já era a maior intervenção na saúde. Mas não paramos por aí. Abrimos no Himaba dez leitos de saúde mental infantojuvenil. Nunca teve esse serviço no SUS, está tendo agora. E estamos dando mais esse passo aqui. E não vamos parar aí, porque continuamos com a obra pra descer com a oncologia pediátrica de Santa Lúcia para Bento Ferreira”, disse Oliveira.

 

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Carlos Magno Pretti Dalapicola, participou da solenidade e colocou o Conselho como um apoiador das boas iniciativas do Governo. “Temos problemas sim na Saúde, mas o que é bom o Conselho Regional de Medicina não deixará de estar presente e apoiar a iniciativa porque isso é o mais importante. Profissional da Saúde trabalhando num ambiente desse com certeza a qualidade do atendimento de nossas crianças será diferenciada. E a Saúde precisa disso, carinho, humanização e, preferencialmente, dar sempre atenção àquele que é o mais necessitado, que é a nossa população. Eu agradeço e estarei sempre presente nos momentos bons, e, nos ruins, faremos críticas. Melhorando, é o mais importante”, comentou Dalapicola.

 

Representantes da Associação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil (Acacci) também marcaram presença na solenidade. O presidente do Conselho de Administração da instituição, Robson Melo, disse que toda a instituição está muito alegre e satisfeita em testemunhar o esforço que tem sido feito pelo Governo do Estado para melhorar o atendimento às crianças com câncer. “O secretário (de Estado da Saúde) não se limita a nos receber, mas tem trabalhado pelas demandas que trazemos da comunidade acacciana. Cuidar de criança com câncer não é fácil. No mínimo, 150 novos casos a cada ano. Por isso, nós, da Acacci, nos sentimos muito honrados colocando aqui não só os nossos recursos, eventualmente, mas principalmente a nossa torcida”, disse Robson Melo, que estava acompanhado da presente da Acacci, Regina Maria Santos Murad, e outros membros da instituição.

 

Novos leitos

 

Os novos leitos entregues nesta segunda-feira (11) compõem a Unidade de Terapia Intensiva (Utip) localizada no segundo piso do prédio do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, onde já funciona o Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi do Hospital Infantil de Vitória, com 105 leitos.

 

A ampliação do serviço foi possível porque a Utip foi transferida para um espaço ao lado de onde ela funcionava. A obra, que custou R$ 272.500,00 durou seis meses e foi realizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), sem custo.

 

A obra foi realizada por um grupo de dez detentos que cumprem pena em regime semiaberto em presídios do Espírito Santo. Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

 

Assim como os demais leitos intensivos e semi-intensivos que já funcionavam na unidade do Hospital Estadual Infantil em Santa Lúcia e na unidade de Bento Ferreira, os novos leitos serão regulados pela Central de Regulação de Internação da Sesa, podendo atender pacientes de todo o Estado.

 

Oncologia

 

No espaço onde até então funcionou a Utip, funcionará, em breve, a sala de quimioterapia da Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com 14 leitos de hospital dia, que hoje funciona em Santa Lúcia, com 10 leitos.

 

Bem próximo dali, no mesmo piso, está sendo concluída a obra da enfermaria para pacientes da Oncologia, que será transferida também de Santa Lúcia para Bento Ferreira. Hoje, a enfermaria dispõe de 19 leitos e, no novo espaço, terá mais sete, totalizando 26 leitos. Já o serviço ambulatorial e de diagnóstico da Oncologia funcionará no andar térreo do prédio.

 

A transferência de toda a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia de Santa Lúcia para Bento Ferreira vai possibilitar aumentar a oferta de atendimentos oncológicos, além de tornar o ambiente mais funcional e acolhedor para pacientes e profissionais.

 

Ampliação

 

Com a transferência do pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória para Bento Ferreira, serão realizadas obras de melhoria e ampliação na unidade em Santa Lúcia.

 

Serão abertos 14 novos leitos de UTI pediátrica, totalizando 20 leitos; 12 leitos semi-intensivos; uma unidade de pneumologia, com mais cinco leitos, totalizando 17 leitos e uma sala de endoscopia pediátrica, além da abertura de consultórios e salas de pequenos procedimentos para aqueles pacientes que não precisam de internação.

 

E, com a transferência dos 19 leitos de enfermaria do setor de oncologia para a área do Hospital da Polícia Militar, no espaço, serão abertos 19 leitos clínicos de pediatria.

 

Himaba

 

Outra intervenção realizada para melhoria no atendimento pediátrico foi a abertura do pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Desde outubro, quando o Himaba funciona com um novo modelo de gestão, administrado pela Organização Social Instituto de Gestão e Humanização (IGH), inúmeras melhorias foram realizadas na unidade.

 

O pronto-socorro agora funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; houve aumento de 40% nos atendimentos de urgência e emergência, 13% nas internações, 31% nas consultas e 26% nos exames e aumento de 46 leitos, sendo 10 de saúde mental infantojuvenil, serviço que o SUS não ofertava.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard