13/11/2010 00h33 - Atualizado em 18/01/2019 15h13

Governo está de prontidão para atender a eventuais ocorrências decorrentes das chuvas

O governador em exercício, Elcio Alvares, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (12), com membros do Comitê Estadual de Resposta a Desastres. A reunião ocorreu no Palácio Anchieta. Durante o encontro, o governador em exercício recebeu detalhes do Plano Estadual de Contingência para Chuvas, que traz as ações de preparação e resposta que podem minimizar os efeitos desastrosos das chuvas, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. Elcio Alvares pediu que todos permanecessem de prontidão, em virtude das recentes previsões climáticas para o Estado.

Antes de viajar para a Holanda, onde visita o complexo portuário de Roterdã, o governador Paulo Hartung reuniu-se com Elcio Alvares, quando demonstrou preocupação com o período de chuvas, que teve início em novembro. “Temos de manter a prontidão. O Governo se preparou para esse período e temos de estar alertas para atender a qualquer emergência que porventura possa surgir”, afirmou o governador em exercício.

Em setembro, o Governo do Estado implantou o Comitê Estadual de Resposta a Desastres, com a finalidade de oferecer auxílio rápido e eficaz diante de ocorrências ambientais, sociais e econômicas causadas pelas chuvas. O Comitê está integrado ao Sistema Estadual de Defesa Civil. O Governo do Estado decidiu se antecipar ao período de chuvas e, desde maio, vem trabalhando para aprimorar a estrutura do Sistema Estadual de Defesa Civil, mobilizando todos os órgãos responsáveis não apenas por ações de resposta aos desastres, mas também por ações de prevenção.  
 
No início de setembro, o governador Paulo Hartung e os membros do Comitê se reuniram com os 78 prefeitos capixabas, com a finalidade de envolver os municípios no processo de mobilização. Uma das finalidades da reunião foi conscientizar as autoridades municipais sobre a necessidade de que as cidades tenham uma estrutura de defesa civil organizada e atuante, já que cabe aos municípios articular, coordenar e gerenciar ações de defesa civil em nível local.

Segundo dados da Coordenação Estadual de Defesa Civil, entre 2000 e 2009 foram registradas 50 mortes no Espírito Santo em decorrência das chuvas. Somente no ano passado, três pessoas morreram, 452 ficaram feridas, 55 mil desalojadas e 7.564 desabrigadas.

 Comitê Estadual de Resposta a Desastres

O Comitê Estadual de Resposta a Desastres está inserido no Plano Estadual de Contingência para Chuvas. Ele é constituído por um grupo executivo formado por representantes de vários órgãos estaduais, responsáveis por oferecer a melhor resposta aos desastres provocados pelas chuvas, agindo com a seguinte prioridade: preservar vidas; estabilizar os desastres, minimizando seus efeitos; preservar o meio ambiente e os sistemas coletivos; e proteger propriedades.

O Comitê é formado pelos seguintes órgãos: Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cedec); Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social; Departamento de Estradas de Rodagem; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Saúde; Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Agricultura; e Companhia Espírito-Santense de Saneamento.
 
Cada órgão, dentro de sua esfera de atribuição, está elaborando um planejamento estratégico que detalha as ações de resposta diante de grandes precipitações pluviométricas. Os órgãos também irão disponibilizar técnicos para compor equipes de atendimento nas situações de emergência e estabelecer escala de plantão. Todos os órgãos irão atuar integrados à Coordenação Estadual de Defesa Civil. 



Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard