24/08/2010 22h01 - Atualizado em 22/01/2019 14h16

Governo financia projetos de Inovação e Pesquisa

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) financia inovação e pesquisa em áreas estratégicas. Atualmente, dois editais confirmam a oportunidade de apoio para empresas e pesquisadores. O Programa de Apoio à Pequena Empresa (Pappe) e o Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) estão com inscrições abertas de projetos para receberem financiamento. 

Lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em 2006, com adesão da Fapes, o Programa de Apoio à Pesquisa a Micro e Pequenas Empresas – Pappe-Subvenção - que concede apoio financeiro na forma de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a empresas de base tecnológica de pequeno porte - já consolidou os seus primeiros resultados. 

O programa funciona por intermédio do custeio direto de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) nos empreendimentos selecionados. Os editais do Pappe são independentes e a alocação de recursos obedece às prioridades e características de desenvolvimento regional. No Espírito Santo, a prioridade de financiamento é para as áreas estratégicas como petróleo e gás, indústria têxtil, celulose, informática, siderurgia, entre outras.

Cada projeto tem duração mínima de 36 meses e a bolsa vale para o mesmo período. A data final para envio dos projetos é  até o dia 15 de setembro deste ano, e o resultado final será divulgado no dia  19 de novembro de 2010. Mais informações deste Edital podem ser acessadas no site da Fapes  na página www.fapes.es.gov.br.

O outro Edital em aberto na instituição é em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital oferece oportunidade para apresentação de propostas ao Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) 2010.

O objetivo é apoiar atividades de pesquisa, mediante o aporte de recursos financeiros a projetos que visem a promover o desenvolvimento científico ou tecnológico na área de saúde, em temas prioritários para o Estado do Espírito Santo.

Poderão apresentar propostas, pesquisadores doutores vinculados a instituição científica ou tecnológica situada no Estado. As propostas devem ser enviadas sob a forma de projetos de pesquisa para a Fapes por meio eletrônico e em versão impressa a partir do dia 14 de setembro deste ano e os trabalhos de submissão eletrônica até o dia 17 de setembro, com a documentação impressa. O resultado final e período de contratação, vai ser a partir do dia  19 de novembro de 2010. Esclarecimentos e informações adicionais do conteúdo presente no Edital podem ser obtidas pel email: ppsus2010@fapes.es.gov.br.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação SECT
Nides de Freitas
Tel.: 9964-2490
nides@sect.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard