03/12/2010 19h20 - Atualizado em 15/01/2019 15h39

Governo inaugura obras em unidades de saúde em Santa Teresa

O município de Santa Teresa conta com duas novas unidades de saúde: uma na localidade de Santo Antônio do Canaã e a outra em São João de Petrópolis. Ambas foram inauguradas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (02).

A solenidade teve a participação de autoridades, como o secretário de Saúde, Anselmo Tozi, o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, a secretária de saúde local, Andréia Passamani, além representantes dos ministérios da Saúde e da Justiça.

Tozi ressaltou os investimentos do Governo Estadual para a saúde em Santa Teresa, que ultrapassam R$ 12 milhões. "Estamos trabalhando em parceria com as prefeituras e com os hospitais filantrópicos para fortalecer a saúde nos municípios, no modelo de Sistema de Saúde que queremos para o Estado", disse.

A unidade de São João de Petrópolis foi totalmente reformada e a obra financiada pela Sesa, com investimento de R$ 172 mil, incluindo um kit com materiais médico-hospitalares para equipar os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Em Santo Antônio do Canaã, a reforma contou com verba do Governo Federal e repasse feito pela Sesa de um kit PSF. Cada kit conta com 72 diferentes itens, como estetoscópios, termômetros, balanças, tesouras, aparelhos para nebulização.

Investimentos em Santa Teresa

Os investimentos do Governo Estadual para a saúde no município somam R$ 6.389.265,00 conforme convênios firmados entre a Sesa e a Prefeitura. O recurso está sendo destinado à construção, reforma e ampliação de unidades de saúde, custeio e manutenção de serviços especializados em ortopedia, compra de ambulâncias e equipamentos, entre outros.

Como parte do Programa de Fortalecimento dos Hospitais Filantrópicos, a Sesa firmou ainda um convênio para o repasse de R$ 5.714.246,00 ao Hospital Madre Regina Protmann. Os investimentos são para diversos fins, entre eles o custeio de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e unidades de alta dependência de cuidados (UADC), manutenção do Hospital, manutenção, custeio e diárias e UTI, materiais hospitalares, entre outros.

O financiamento para construir, reformar e equipar unidades de saúde em todo o Estado faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde – um dos eixos prioritários do Governo capixaba. A Sesa estima que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br