03/08/2010 23h25 - Atualizado em 23/01/2019 12h09

Governo lança Plano Estratégico de Logística e Transportes do Espírito Santo

Um profundo estudo sobre as vocações logísticas do transporte no Espírito Santo foi apresentado à sociedade, nesta terça-feira (03), pelo governador Paulo Hartung durante evento no Palácio Anchieta. Desenvolvido pela Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e pelo movimento empresarial Espírito Santo Em Ação, o Plano Estratégico de Logística e Transportes do Espírito Santo (Peltes) traz indicadores para o desenvolvimento do Estado nos próximos 20 anos, pesquisando toda a cadeia logística para conhecimento da matriz de cargas e definição de diretrizes.

Durante o evento, que contou com a presença dos secretários estaduais e empresários da área de transportes e logística, o coordenador do Peltes, Carlos Alberto Wanderley Nóbrega, fez uma breve apresentação do estudo. O secretário dos Transportes e Obras Públicas em exercício, Valdir Uliana, que participou ativamente do desenvolvimento do Peltes, falou sobre a importância de haver diretrizes para o desenvolvimento do Estado e citou algumas áreas onde investimentos são necessários.

Carlos Alberto Wanderley Nóbrega.

“No Peltes não se encontram receitas prontas, elencos de obras. Encontram-se diretrizes que podem nortear o planejamento futuro. Existem demandas de curto prazo, que precisam ser resolvidas. Um exemplo disto é a necessidade de implantação de um novo porto público. Outra demanda é uma ligação ferroviária de integração nacional, em bitola larga, porque a nossa atual rede ferroviária praticamente só tem capacidade para atender ao crescimento da demanda de minério de ferro”, disse Uliana.

Valdir Uliana.

Representando o setor empresarial, o vice-presidente do Espírito Santo Em Ação, Wagner Chieppe, afirmou que o Peltes é um marco na história capixaba.“É o resultado de um trabalho feito em conjunto, pelos setores público e privado. Desde a década de 90, nada era planejado na área de logística. O Peltes é um resgate e vai marcar, de maneira positiva, a história do Espírito Santo. É a grande herança deste governo que está se encerrando”, disse.

Wagner Chieppe.

O governador Paulo Hartung agradeceu a todos que colaboraram para a elaboração do Plano Estratégico de Logística e Transportes do Espírito Santo e destacou que o documento constitui-se em uma boa herança para o futuro do Estado.  Hartung ressaltou que o Brasil perdeu muito tempo no processo de desenvolvimento de sua logística. O governador lembrou que ao longo dos anos o País desmontou seus instrumentos de planejamento.

“Recuperar o tempo perdido é uma tarefa difícil, mas que se torna mais fácil com planejamento. O Peltes é um importante instrumento que vai nos auxiliar a enfrentar os desafios do presente e a planejar o futuro. Esse estudo também mostra como podemos ajudar o Brasil a superar o seu brutal apagão de logística”, pontuou.

Hartung também elencou as obras que precisam ser realizadas para que o Espírito Santo supere seus principais gargalos logísticos, como as obras de ampliação do Aeroporto de Vitória, a duplicação da BR 101 e da BR 262 e as de dragagem e a ampliação do Porto de Vitória. “O Espírito Santo, que foi colocado à margem do desenvolvimento nacional, mais contribui com o Brasil do que o Brasil com o Espírito Santo”, salientou.

O Peltes é um diagnóstico sócio-econômico do Estado e Regiões de influência, que abrange os componentes aeroviário, rodoviário, ferroviário, portuário, e institucional do segmento de logística.

A íntegra do Peltes está disponível no site www.setop.es.gov.br.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões