22/12/2016 18h33 - Atualizado em 22/12/2016 18h56

Governo participa de inauguração do CER em Colatina

O Governo do Estado participou, na tarde desta quinta-feira (22), da inauguração do Centro Especializado em Reabilitação CER II “APAE Centro de Educação Especial Angela de Brienza”, em Colatina. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Colatina foi habilitada pelo Ministério da Saúde como um Centro Especializado em Reabilitação tipo II, nas modalidades reabilitação física e intelectual e a Secretaria de Estado da Saúde teve o papel de articular e intermediar junto ao Ministério da Saúde e o município a habilitação.

"Com a abertura dessa unidade, vamos descentralizar o Centro de Reabilitação Física do Estado (Crefes), localizado em Vila Velha. Os centros especializados nas Apaes, começando pela região central do Estado, vão ampliar o acesso aos serviços e reduzir o deslocamento dos capixabas. Esse momento importante, que toca o coração da gente", afirmou o governador Paulo Hartung.

“O Centro será um importante ponto de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na região Central. Dentro da política de regionalização da Saúde, ou seja, o atendimento mais próxima de sua residência, o cidadão terá acesso ao serviço e com isso mais qualidade de vida. Com o Centro, será ampliado o acesso e terá o atendimento às pessoas com deficiência mais qualificado, com foco na organização da rede de atendimento integral à saúde. Além disso, irá desafogar o atendimento no Centro de Reabilitação Física do Estado(Crefes), em Vila Velha e com isso também ampliar o acesso aos serviços”, disse o subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily.

O CER irá atender pacientes autistas, com síndrome de Down, deficiência múltipla, intelectual e física. A previsão é de realizar 11.028 atendimentos por ano na Unidade. Para ser atendido, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Se necessário, será solicitada vaga via Central de Regulação do Estado.

Confira outras fotos do evento

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes