23/07/2010 23h57 - Atualizado em 24/01/2019 12h17

Governo vai pavimentar a Rodovia Linhares – Pontal do Ipiranga

Uma obra esperada há quase 20 anos pela população residente ou proprietária de imóvel em Pontal do Ipiranga, em Linhares, foi autorizada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (23), durante solenidade realizada, às 17 horas, em frente à Associação dos Artesãos do distrito. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) vai adotar os procedimentos administrativos para iniciar as obras de pavimentação de um trecho de 25 quilômetros de extensão de uma rodovia municipal, com início no entroncamento da ES 248, próximo ao Canal de drenagem do DNOS, até Pontal do Ipiranga.

A via será construída em pista simples, com largura de 9,0 metros, sendo 3,5 metros para cada faixa de rolamento e 1,00 de faixa de segurança em cada sentido. Como a área por onde a estrada passa é alagadiça, o Governo implantará vários bueiros ao longo da rodovia. Eles funcionarão como vasos comunicantes, especialmente em épocas de chuvas intensas.

Após a conclusão das obras a rodovia receberá sinalização vertical e horizontal e uma interseção de acesso será construída em Pontal do Ipiranga. A pavimentação da Rodovia atende a uma antiga reivindicação da população e vai garantir condições de escoamento da produção local e trafegabilidade perenes.

O vice-prefeito de Linhares, Paulo Joaquim Nascimento, disse que a comunidade de Pontal do Ipiranga, fundada há 22 anos, aguardava há muito tempo por esta obra. “Esses 25 quilômetros foram sonhados por anos. Em nome do município, agradeço ao Governo do Estado, que alavancou e moralizou o Espírito Santo. Como pequeno empresário, sei o que representa essa seriedade, esse equilíbrio e os investimentos que estão sendo feitos”. Ele ressaltou que o turismo na região será muito incrementado com a conclusão da obra.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, falou sobre a importância da obra que foi amplamente discutida com a população local. “Debatemos o projeto desta estrada com a comunidade, que reivindicava seus direitos. Foi uma reunião dura, mas chegamos a um acordo, pois o interesse do Governo é atender à população. No primeiro projeto, a obra teria um custo de R$ 15 milhões, mas achamos que Pontal do Ipiranga merecia mais, e resolvemos investir R$ 35 milhões. Com a rodovia pronta, tenho certeza que Pontal do Ipiranga, que já é belíssimo, vai se desenvolver ainda mais”.

Na solenidade, o governador Paulo Hartung falou de sua decisão de permanecer no Governo até o final do mandato. “Minha decisão será um exemplo, uma marca, porque no Brasil é comum o político estar em um cargo pensando no outro. Estamos acumulando um acervo de bons exemplos para a comunidade capixaba. Recebemos o Governo do Estado com dívidas, salários atrasados. O Espírito Santo estava mergulhado no desvio e na corrupção, mas agora vamos entregar ao próximo governador o Estado mais organizado dos 27 governos que existem no Brasil”.

Sobre a as obras na estrada que liga Linhares a Pontal do Ipiranga, ele afirmou bem humorado que está “empatado” com a população de Pontal do Ipiranga, porque está tão feliz quanto eles. “Aprendi no curso de economia que a estrada é o vetor do desenvolvimento. Mas também é o acesso à saúde de nossa família, de escolas à nossas crianças. Essa é uma tarde de muita alegria. Os recursos que gastaremos nessa obra são da ordem de R$ 35 milhões. Isso é quase o que tínhamos de recursos para investir no primeiro ano de governo em todas as obras. Isso explica nossa alegria e orgulho por essa obra”.

O funcionário público aposentado do Ministério dos Transportes, Ademar Julio Santana disse que tem casa em Pontal do Ipiranga desde que esse balneário começou. “Essa obra é muito importante para a população, para o comércio local e para os turistas. Ela é de grande utilidade e valorizará bastante os imóveis daqui”.

Ademar Julio Santana.

A comerciante Zélia Maria Pianissoli, disse que “vivo em Linhares e tenho casa aqui há mais de 20 anos, minha casa foi uma das primeiras a ser construída aqui. Aguardávamos essa intervenção há muitos anos e estamos muito satisfeitos com as melhorias que a estrada trará”.

Zélia Maria Pianissoli.

Nicea Félix Serafim, professora aposentada, garante que a estrada “é o progresso e o desenvolvimento chegando a Pontal. Ela facilitará nossa vida e a do turista que trará divisas para o turismo local. Valeu a pena esperar pela estrada”.

Nicea Félix Serafim.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo