12/08/2024 15h50

Governos do Sul e Sudeste debatem estratégias de inovação e digitalização de serviços públicos durante o Cosud Espírito Santo

Nesta sexta-feira (09), foram realizadas as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) que compõem a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), sediada em Pedra Azul, região serrana do Estado. Entre as pautas debatidas pelos gestores e equipes técnicas dos sete Executivos Estaduais estava a de ‘Inovação e Governo Digital’.

O encontro do grupo temático foi oportunidade para a equipe do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentar a Estratégia Nacional de Governo Digital e, posteriormente, os membros do GT debateram a relação com as iniciativas promovidas pelos estados.

Em sua apresentação, o subsecretário de Estado de Transformação Digital, Victor Murad, destacou as ações adotadas para a transformação digital do Governo do Espírito Santo, como a implantação, até 2026, do Portal Único de Informação e Bases Integradas. O projeto visa a garantir maior acessibilidade da população aos serviços públicos.

“Apenas um endereço virtual será disponibilizado para que, com sua identidade digital, o cidadão possa ter acesso a todos os 580 serviços que o Governo colocará à sua disposição. Com o novo portal, o cidadão capixaba não precisará sair de casa para consumir mais de 90% dos serviços que o Governo oferece”, explicou Murad.

A reunião do GT foi marcada também pelo compartilhamento de propostas para a implementação do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que tem como objetivo promover o uso do processo administrativo eletrônico em todo o território nacional, abrangendo estados, o Distrito Federal e os municípios.

Na ocasião, a equipe da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) relatou a experiência com o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos do Governo do Estado, o E-Docs. A ferramenta, que já é utilizada pelos órgãos do Executivo Estadual para a captura e tramitação de documentos e processos públicos, será compartilhada com os municípios capixabas.

"A implantação do E-Docs nos municípios do Espírito Santo é um grande avanço. Ao integrá-los a essa iniciativa, estamos promovendo maior eficiência, transparência e agilidade dos serviços públicos, e fortalecendo a cooperação entre as esferas estadual e municipal para um governo mais inovador e digital”, afirmou o subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, Davi Salgueiro.

Na avaliação do diretor-geral do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Cornélio, o Consud é uma excelente oportunidade para discutir temas fundamentais para a melhoria dos trabalhos do Grupo de Trabalho de Inovação e Governo Digital.

“Essa reunião permite a troca de experiências entre as políticas públicas implementadas e a busca de soluções conjuntas para aprimorar a gestão pública por meio da inovação e das tecnologias digitais. A colaboração entre os estados é essencial para alcançarmos um governo mais eficiente, transparente e voltado para o cidadão. Esse encontro é um marco nesse processo, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras que façam a diferença na vida das pessoas”, enfatizou Cornélio.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, ressaltou a importância do debate promovido pelo Grupo de Trabalho de Inovação e Governo Digital do Cosud que, nesta edição, foi coordenado pela Seger. “A participação ativa dos estados e a troca de experiências enriqueceram o nosso encontro e reforçaram o compromisso que os governos têm com a modernização da gestão pública e com a melhoria da prestação de serviços públicos aos cidadãos”, pontuou.

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues