07/11/2019 17h23

Grupo do Banestes realiza visita ao Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Ufes

Um grupo de representantes da equipe Banestes visitou, nesta quarta-feira (06), o Laboratório de Computação de Alto Desempenho (Lcad) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo foi conhecer a tecnologia do IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), carro autônomo desenvolvido pelo grupo e compreender etapas dos processos de pesquisa em torno do ambiente computacional e de inteligência artificial.

Participaram da visita representantes da diretoria do Banco, do Squad Gestão de Crédito, da Supro, da Ascom, da Gelab e da Tecnologia.

O grupo foi recebido pelo professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do Lcad, que conduziu a visita em conjunto com a equipe de alunos bolsistas do Laboratório – integrada por professores, doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Informática.

Sobre a experiência, o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, ressaltou a importância de aliar o pensamento mercadológico ao acadêmico, quando se trata do estímulo à produção de novas ideias.

"Promover visitas a centros de pesquisa é uma forma de estimular as equipes a utilizarem impulsos criativos para a execução de novas formas de fazer e de pensar os processos habituais. Atualmente, o Banestes tem explorado novas metodologias de trabalho, como o Laboratório de Inovação e o grupo de trabalho do Squad Gestão de Crédito. Mas, é necessário sempre ir além. Por isso, é importante a prática de sair do ambiente tradicional de trabalho e realizar visitas in loco para a troca de experiências", enfatizou.

Amarildo Casagrande reforçou ainda o pensamento de que o mercado e a academia devem atuar de forma conjunta, com o fomento de parcerias institucionais: "Um dos objetos futuros do Banestes será a ampliação de parcerias que tenham como foco impulsionar o desenvolvimento de pesquisas que contribuam com o desenvolvimento técnico e profissional dos processos no ambiente bancário, além do desenvolvimento dos próprios profissionais e que tragam ainda destaque para o ambiente científico do Estado, como é o caso dos projetos desenvolvidos no Lcad da Ufes".

Tecnologia

O objetivo maior da pesquisa do IARA é compreender o funcionamento do cérebro humano, mais precisamente o sentido da visão, por meio do desenvolvimento de modelos matemáticos e computacionais que simulam os sistemas neurais que controlam a visão humana.

"O IARA é uma plataforma de estudos sobre a cognição visual. Desenvolvemos um sistema que é capaz de mapear, definir e redefinir rotas, como fazemos quando estamos dirigindo. Escolhemos um carro porque para dirigir precisamos usar um conjunto de sentidos", explicou o coordenador do laboratório.

A pesquisa está em andamento desde 2009 e, em 2017, o carro realizou sua primeira viagem, em um trajeto de 74 km entre Vitória e Guarapari. Além disso, em agosto deste ano, a Embraer, em parceria com o Lcad da Ufes, realizou a primeira operação de taxiamento sem interferência humana no Brasil, que, para isso, utilizou o conjunto de sistemas e sensores de navegação.

Mais informações: http://www.lcad.inf.ufes.br/

Assessoria de Comunicação do Banestes