30/11/2017 13h54

Grupos Financeiros Setoriais passam por novo módulo de curso

Os servidores que atuam na parte financeira de diferentes órgãos do Governo do Estado estão desenvolvendo novas competências, habilidades e atualizando conhecimentos. Nesta semana, os profissionais participaram de uma nova etapa da Formação Inicial para Gestores de Grupos Financeiros Setoriais (GFS), dando sequência à capacitação.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O objetivo é auxiliar os servidores no desenvolvimento das atividades que esses grupos precisam desenvolver no dia a dia de trabalho.

Dessa vez, o tema abordado foi “Folha de Pagamento”, com o docente Luciano Zucoloto. Segundo a analista do Executivo e membro da Gerência de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Gecad) da Seger, Isabela Vasconcellos Pylro, o intuito foi trabalhar a contabilização da folha no Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo. (Sigefes).

“O quarto módulo foi estruturado para esclarecer uma série de dúvidas de melhor apropriação e operacionalização dos pagamentos da folha de pagamento, que envolvem aqueles feitos aos servidores, aos órgãos federais, assim como outros, uma vez que a contabilização está sob a responsabilidade do GFS”, explicou.

Ainda segundo ela, o encontro também foi utilizado para divulgar um manual que a Sefaz estruturou para melhorar a condição de trabalho do grupo responsável pela contabilização nos seus respectivos órgãos. A formação termina na próxima semana, com o tema “Programação e Gestão Financeira: Conceitos e princípios do Orçamento Público”.

Programa de Capacitação

A oferta da Formação Inicial faz parte das ações desenvolvidas pela Seger, por meio da Gecad, cujo objetivo é capacitar as áreas administrativas do Estado. O programa foi iniciado com uma turma de profissionais que atuam nos setores de Recursos Humanos.

Já em 2017, foi a vez dos servidores dos Grupos Administrativos começarem a capacitação. As ações tiveram início em junho e estão em andamento. Na sequência, os Grupos de Planejamento e Orçamento começaram essa trilha de aprendizagem. A programação para 2017 será concluída com a capacitação do GFS.

Porém Isabela explicou que já há outras atividades previstas para o ano de 2018. “Neste momento, estamos tratando sobre assuntos que entendemos serem fundamentais para esses profissionais, para nivelar e melhorar a condição mínima de trabalho em cada uma das unidades envolvidas. Já para o ano que vem, vamos desenvolver cursos sobre temas que esses grupos identificaram para aprofundar sua aprendizagem”, disse.

Além disso, há ainda a intenção de repetir essas formações iniciais para aquelas secretarias e órgãos que não puderam participar das primeiras turmas.

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas