23/11/2010 16h23 - Atualizado em 16/01/2019 13h26

Hartung abre oficialmente Mostra ES Mais Profissional

O governador Paulo Hartung fez, na noite desta segunda-feira (22), a abertura oficial da Mostra ES Mais Profissional: Mostra Interativa de Educação Profissional do Espírito Santo. O evento, que prossegue até o próximo dia 27, no Pavilhão de Carapina, em Serra, tem o objetivo de orientar os jovens na escolha da profissão.

Trata-se do maior evento capixaba para divulgar a educação profissional e tecnológica de nível médio já realizado. A expectativa é que aproximadamente 30 mil pessoas visitem a exposição, entre as quais 22 mil alunos de 176 escolas da rede estadual de ensino. Mas devido ao movimento já registrado, o número total de visitantes poderá se aproximar dos 40 mil. A entrada é gratuita e o horário de visitação vai das 9 às 20 horas.

 

 


Antes da abertura oficial, o governador, o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Lucas Izoton, e outras autoridades municipais, estaduais e federais visitaram a mostra e percorreram os diversos estandes. O evento proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer 21 profissões, reunindo atividades voltadas à orientação profissional.

A programação da mostra conta com atividades variadas e dinâmicas, como o Túnel e Pirâmide das Profissões e os Espaços Interativo, Cultural e das Profissões. Também há exposição de equipamentos de alta tecnologia utilizados nas diversas profissões da indústria.

Projeto de vida

Segundo a subsecretária de Estado da Educação, Adriana Sperandio, a ação está afinada com o esforço do Governo do Estado em dar destaque à Educação Profissional, já que, desde 2005 até hoje, foram ofertadas 47 mil vagas em cursos técnicos. “A Mostra ES Mais Profissional dá sugestões aos jovens para a construção de um projeto de vida. É uma oportunidade para os alunos observarem como o Espírito Santo está crescendo. Essas atividades estão relacionadas diretamente a disciplina de Juventude, Educação e Trabalho (JET)”, explicou.

O governador Paulo Hartung afirmou que o Governo do Estado vem trabalhando para motivar a juventude capixaba na direção do conhecimento e do saber. Ele ressaltou que o objetivo do Governo é tornar o Espírito Santo um provedor de mão-de-obra qualificada para o Brasil e para o mundo.

“Colocamos de volta o ensino técnico profissionalizante em nossa rede e passamos a comprar vagas nas escolas privadas de ensino profissionalizante. Ao mesmo tempo fizemos um trabalho junto com nossa bancada para ampliar o número de unidades do Instituto Federal do Espírito Santo no Estado. Conseguimos, ainda, que tanto o Sistema Findes e o Sistema Fecomércio ampliassem suas redes de ensino profissionalizante. Tudo isso para dizer aos nossos jovens que vale a pena ter uma boa qualificação para que eles possam aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo e irão surgir cada vez mais em terras capixabas”, afirmou.

Espaço das profissões

No Espaço das Profissões, os visitantes poderão ver na prática as atividades de diversas profissões, além de experimentar tarefas simuladas nas seguintes áreas:

1. Administração
2. Agrícola com habilitação em Agropecuária
3. Agrícola com habilitação em Zootecnia
4. Alimentos
5. Automação / Instrumentação
6. Design de interiores
7. Edificações
8. Eletrotécnica
9. Enfermagem
10. Estética
11. Fruticultura
12. Higiene dental
13. Hospedagem
14. Informática
15. Logística
16. Mecânica
17. Modelagem do vestuário
18. Óptica
19. Rádio e TV
20. Segurança do trabalho
21. Transporte ferroviário
 
A Mostra Interativa de Educação Profissional do Espírito Santo conta com um concurso de redação e fotografia para alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio e os vencedores serão anunciados na sexta (26), durante o evento.

O concurso de redação é voltado para os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Já o concurso de fotografia é destinado a alunos do Ensino Médio. No endereço eletrônico do ES Mais Profissional (www.esmaisprofissional.org.br), é possível encontrar os regulamentos de ambos.

 Inclusão Produtiva

A Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está apresentando seus principais programas de Inclusão Produtiva na mostra interativa ES Mais Profissional, que conta com um estande oficial do Governo do Estado, onde também estão sendo expostos programas e projetos das secretarias de Estado da Educação (Sedu); de Desenvolvimento (Sedes), Ciência e Tecnologia (Sect); Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).


A Setades desenvolveu cinco folderes explicativos para distribuição aos estudantes que visitarão a feira sobre o Programa Capixaba de Qualificação do Trabalhador (PCQT), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Nossocrédito, Programa do Artesanato Capixaba e Economia Solidária.

Além da folheteria, também estará disponível no estande uma apresentação interativa dos programas e projetos do Governo do Estado.

A mostra é uma iniciativa da Findes, em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação (Sedu), Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), Ciência e Tecnologia (Sect), Desenvolvimento (Sedes), e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

 

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ elmorati@sedu.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Setades
Edgard Corrêa/Flávia Pinheiro
ascom@setades.es.gov.br
Tels: 3380-2159 / 9949-3340

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard