12/12/2016 17h55 - Atualizado em 12/12/2016 18h03

Hartung afirma que Estado fecha o ano com pagamentos em dia

Nesta segunda-feira (12), durante o Seminário de Orientação a Prefeitos, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), o governador Paulo Hartung cravou que o Poder Executivo Estadual vai fechar o exercício financeiro deste ano com os pagamentos em dia, defendeu a organização das contas públicas nacionais para superar a atual crise socioeconômica e sugeriu aos prefeitos eleitos e reeleitos que realizem ajustes fiscais e definam ações prioritárias.

"Eu não sou médico para prescrever, mas como economista posso orientar que tomem conta de suas despesas e receitas. O sapato tem que estar do tamanho do pé. Na minha opinião, todos [os municípios] terão que fazer ajuste fiscal. É importante destacar que é possível implementar a austeridade fiscal e avançar em políticas públicas estruturantes, porém será necessário definir e atuar com prioridade na aplicação dos recursos públicos”, ponderou o governador.

Ainda durante a palestra, o governador destacou que é necessário atuar com análise da conjuntura econômica, social e política e ressaltou a necessidade dos prefeitos eleitos e reeleitos analisaram de imediato a peça orçamentária de 2017. “Façam como eu fiz, antes mesmo de assumir dialoguei com a Assembleia Legislativa e demonstrei a necessidade de mudar o orçamento. Atuem antes [de o orçamento ser aprovado] e façam os ajustes necessários”, ponderou.

Paulo Hartung reforçou a necessidade dos gestores públicos atuarem com criatividade na busca por alternativas para superar as dificuldades financeiras e afirmou que, infelizmente, é grande o desperdício no serviço público brasileiro. “Podem fechar a torneira dos gastos que os recursos existentes serão implantados em ações importantes para população”, comentou.

Para Hartung, uma alternativa é desenvolver parcerias com a iniciativa privada e citou como exemplo a atuação integrada entre o Governo do Estado e o Sistema “S” para desenvolvimento do Programa Ocupação Social. “Mesmo com ajustes fiscais em andamento, avançamos em políticas públicas transformadoras como, por exemplo, a ampliação das vagas de ensino em tempo integral no Escola Viva, abertura de novos leitos na rede da saúde pública e implantação do Ocupação Social, que atua em 25 comunidades com jovens em situação de vulnerabilidade. Neste programa, em parceria com o Sistema “S”, estamos viabilizando ações que incentivam a cultura, formação profissional e o acesso à educação”, comentou.

“Estamos fazendo parcerias inéditas que, entre outras coisas, têm viabilizado a maior pesquisa já feita com jovens que não estudam e nem trabalham. Pesquisas mostram que os jovens querem estudar e trabalhar, mas de forma contemporânea, conectados com a realidade dos tempos atuais. Diálogo é uma ferramenta de gestão importante para a construção de políticas públicas”, completou o governador.

Confira fotos do evento.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado