16/07/2010 21h06 - Atualizado em 24/01/2019 13h03

Hartung entrega máquinas e equipamentos agrícolas em Pancas e Água Doce do Norte

Os municípios de Água Doce do Norte e Pancas são os mais novos beneficiados pelo Programa de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais, iniciado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em abril de 2010. O governador Paulo Hartung e o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, fizeram a entrega de máquinas e equipamentos agrícolas aos dois municípios, na tarde desta sexta-feira (16).

A primeira solenidade ocorreu no final da manhã, em Água Doce do Norte. O município recebeu uma máquina motoniveladora. A entrega foi realizada em frente à Câmara Municipal. O investimento do Governo do Estado na aquisição da máquina foi de R$ 426 mil.

De Água Doce do Norte, o governador seguiu para Pancas, onde fez a entrega de uma máquina pá carregadeira, um trator agrícola, um caminhão, um micro trator, duas plainas e equipamentos eletrônicos, dentro das ações do Programa Estadual de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Capixaba). Todo o investimento acumula R$ 718,4 mil.

As máquinas e equipamentos vão reforçar a frota do município para realização dos trabalhos do Programa de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais, iniciado pela Seag em abril de 2010.

Ao todo estão sendo repassados 122 equipamentos (retroescavadeiras, caminhões pipa, caminhões basculante, motoniveladoras, rolos compactadores e pás carregadeiras) a 70 municípios de todas as regiões capixabas. O Governo do Estado investiu mais de R$ 35 milhões para a aquisição dos equipamentos.

O governador Paulo Hartung afirmou que as máquinas são importantes para a manutenção das estradas rurais e para a preservação do meio ambiente. Hartung ressaltou que ao dotar os municípios com máquinas e equipamentos, o Governo do Estado também está oferecendo treinamento técnico para que os profissionais possam conciliar a manutenção das vias com a recuperação ambiental.

“Além da melhoria das condições das estradas vicinais e do auxílio aos produtores rurais, as máquinas e equipamentos têm um importante papel para a conservação dos recursos hídricos. As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente trabalham juntas no desenvolvimento de uma política inovadora que tem o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade de nossos mananciais hídricos”, afirmou.

Hartung enfatizou que a abertura e a conservação das estradas rurais precisam ser feitas com todo o cuidado ambiental. “Estamos estimulando a implantação de caixas secas ao longo de nossas vias, para receber a água das chuvas e os resíduos que normalmente iriam direto para os cursos d’água. Com isso, diminuímos a erosão de nossos rios e melhoramos a quantidade e a qualidade da água em nosso Estado”, pontuou.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões