14/07/2010 17h00 - Atualizado em 24/01/2019 14h37

Hartung entrega máquinas e visita Unidade de Saúde em Baixo Guandu

O governador Paulo Hartung fez a entrega de máquinas e equipamentos agrícolas e visitou uma obra na área da saúde, em Baixo Guandu, Noroeste do Estado, na manhã desta quarta-feira (14). Hartung fez a entrega de uma máquina pá carregadeira e de uma retroescavadeira, além de quatro tratores agrícolas, e visitou a Unidade Saúde da Família do município, que será inaugurada em agosto.

Hartung chegou a Baixo Guandu às 8h30, acompanhado dos secretários de Saúde, Anselmo Tozi, e de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Enio Bergoli. Eles foram recebidos pelo prefeito Lastênio Cardoso, por moradores e por lideranças locais. Em seguida, Hartung visitou a Unidade Saúde da Família do Centro, que está em fase final de obras e será inaugurada em agosto.

A nova unidade de saúde faz parte de um conjunto de unidades que estão sendo construídas pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, com o objetivo de reforçar os atendimentos na atenção primária, que representa a porta de entrada no serviço de saúde pública.

A Unidade Saúde da Família de Baixo Guandu terá cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 78 lugares e ambientes administrativos. O espaço físico será de 600 metros quadrados e a capacidade de atendimento de, no mínimo, seis mil pacientes.

A Sesa repassou R$ 1,1 milhão para a construção da Unidade, que contará com janelas para permitir iluminação e ventilação natural; amplo pé direito; salas de atendimento com acessos independentes para os pacientes e profissionais; e jardim no interior. Duas equipes da Saúde da Família e Saúde Bucal poderão atuar no local.

A construção da Unidade faz parte do projeto de Fortalecimento e Expansão da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo, um dos eixos prioritários do Governo do Estado. Estima-se que 80% dos problemas crônicos de saúde que atualmente oneram os leitos da rede hospitalar poderiam ser resolvidos na atenção primária.

O governador ressaltou que a organização da rede de atenção primária não é atribuição do Governo do Estado, mas destacou a parceria com os municípios. “Estamos trabalhando em parceria  com os municípios na estruturação da porta de entrada do Serviço Único de Saúde. O Governo está construindo 60 unidades de saúde iguais a de Baixo Guandu em todo o Estado. Essas unidades são  entregues equipadas, para que os nossos irmãos possam ter um atendimento digno próximo de suas residências, sem a necessidade de se deslocar para hospitais ou percorrer grandes distâncias”, afirmou.

Máquinas

O governador iniciou também, nesta quarta-feira (14), em Baixo Guandu, uma série de novas entregas de máquinas e equipamentos aos municípios do interior capixaba. Somente nesta semana, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) vai repassar tratores e caminhões às prefeituras de Baixo Guandu, João Neiva, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pancas e Marechal Floriano.

Em Baixo Guandu, foram entregues uma máquina pá carregadeira e uma retroescavadeira, além de quatro tratores agrícolas. O material foi adquirido para reforçar a estrutura das prefeituras na realização dos trabalhos do Programa de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais, iniciado pela Seag em abril de 2010.

Ao todo, serão repassados 122 equipamentos (retroescavadeiras, caminhões pipa, caminhões basculante, motoniveladoras, rolos compactadores e pás carregadeiras) a 70 municípios de todas as regiões capixabas. O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 35 milhões para a aquisição dos equipamentos.

O governador Paulo Hartung afirmou que o Governo do Estado está dotando os municípios com máquinas e equipamentos para que as prefeituras possam cuidar da infraestrutura urbana e, principalmente, da infraestrutura do interior. Hartung ressaltou que, além da melhoria das condições das estradas vicinais e do auxílio aos produtores rurais, as máquinas e equipamentos têm um importante papel para a conservação dos recursos hídricos.

“Estamos associando a secretaria de Agricultura com a secretaria de Meio Ambiente, através de uma política inovadora que tem o objetivo de melhorar a qualidade de nossos recursos hídricos. Queremos que a abertura e a conservação de nossas estradas rurais sejam feitas com todo o cuidado ambiental. Estamos estimulando a implantação de caixas secas ao longo de nossas vias, para receber a água das chuvas e os resíduos que normalmente iriam direto para os cursos d’água. Com isso, diminuímos a erosão de nossos rios e melhoramos a quantidade e a qualidade da água em nosso Estado”, afirmou.

Veja mais fotos da visita a Baixo Guandu
Crédito Thiago Guimarães / Secom

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões