29/01/2018 17h59

Hartung nomeia Luciano Vieira para mais dois anos como Procurador-geral do Ministério Público de Contas

O governador Paulo Hartung assinou, na tarde desta segunda-feira (29), a nomeação que representa a permanência do advogado Luciano Vieira como procurador-geral do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES), no biênio 2018/2019. Com a medida, Luciano Vieira permanece no cargo que ocupa desde 2016. A decisão do governador será publicada no Departamento de Imprensa Oficial (DIO) desta terça-feira (30).

A definição de Hartung acontece após integrantes do Ministério Público de Contas participarem, na última quarta-feira (17), do processo eleitoral que elaborou a lista tríplice, em eleição direta, mediante voto secreto, plurinominal, pessoal e obrigatório. Atualmente, o MPC-ES é composto por três procuradores de contas. Inscreveram-se para concorrer ao cargo de procurador-geral Heron Carlos Gomes de Oliveira, que obteve um voto, e Luciano Vieira, que obteve dois votos.

Luciano Vieira

Formado em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV) e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atuou na Assessoria Jurídica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e exerceu o cargo de chefe da Assessoria Jurídica do Detran-ES até 2007, quando tomou posse como analista processual no Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria da República no Espírito Santo. Deixou o cargo de analista processual no MPF para tomar posse como procurador do Ministério Público de Contas em março de 2010, após aprovação em primeiro lugar no concurso público.

Ministério Público de Contas

O Ministério Público de Contas trabalha em parceria com o Tribunal de Contas do Estado. Cabe aos procuradores encaminhar denúncias, fiscalizar e investigar o uso do dinheiro público nas instâncias estaduais e municipais.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes