30/10/2018 21h21 - Atualizado em 30/10/2018 21h29

Hartung recebe Comenda do Mérito Dário Martinelli

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Na noite desta terça-feira (30), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, o governador Paulo Hartung recebeu a Comenda do Mérito Dário Martinelli. A honraria foi criada neste ano pela Resolução 5.291/2018 para homenagear os profissionais envolvidos no processo de cultivo e industrialização do café. 

Em discurso, o governador Paulo Hartung destacou a importância socioeconômica do café no Estado e aproveitou a oportunidade para homenagear importantes atores dos cafés Arábica e Conilon.

“Parabéns para a Assembleia Legislativa pela realização desta homenagem ao setor. Por isso que estou aqui. Vale a pena vir aqui pelo sentido desta sessão e ver pessoas e militantes importantes desta construção da cafeicultura e da agricultura capixaba. As ações feitas em nosso Estado é um belíssimo exemplo para o País”, afirmou o governador, ao ser homenageado.

O Espírito Santo, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é o segundo maior produtor de café do Brasil. A entidade aponta que, até o final de 2018, serão produzidas 8,8 milhões de sacas de café Conilon e 4,6 milhões de café Arábica.


Dário Martinelli

Martinelli foi considerado o “pai do conilon” no Espírito Santo, em função de esforços feitos para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo Programa de Erradicação do Café do Governo Federal na década de 60.  Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual. Faleceu em setembro de 2015.

*Com informações da Assembleia Legislativa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard