21/10/2010 21h25 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

Hartung visita obras de educação e infraestrutura em Muqui e Jerônimo Monteiro

O governador Paulo Hartung visitou as obras da Rodovia ES 177, entre a sede do município de Muqui e Jerônimo Monteiro, e as obras de construção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Dirceu Cardoso, em Muqui, na manhã desta quinta-feira (21). As visitas técnicas foram acompanhadas pelos secretários de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, e por autoridades dos dois municípios.

O governador chegou a Jerônimo Monteiro às 9 horas e de lá percorreu o trecho de aproximadamente 20 quilômetros até Muqui. O trecho da ES 177 está sendo pavimentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). As obras estão na fase de drenagem. Nele estão sendo construídas interseções de acesso às localidades de Argelim, Sertão, Comunidade do Km 15 e em Parada Cristal.

Na localidade de Córrego Aliança, será construída uma ponte com 23 metros de extensão e capacidade para 45 toneladas/PBT (Peso Bruto Total). Já no perímetro urbano de Aliança, serão construídos passeios laterais com extensão de 400 metros e 1,2 metro de largura; e na localidade de Cristal, com 360 metros de extensão, que permitirão o deslocamento de ciclistas e pedestres com mais conforto e segurança.

As obras de pavimentação vão proporcionar a integração regional, considerando que se constituirá em uma opção de trajeto sem passar pelo perímetro urbano de Cachoeiro de Itapemirim e para quem sai dos dois municípios em direção à BR 101.

Os motoristas que transitam de Alegre a Muniz Freire pela BR 101 também poderão utilizar essa nova rodovia, sem passar por Cachoeiro.

Educação

Após a visita técnica na estrada, o governador e comitiva visitaram as obras de construção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Dirceu Cardoso, no município de Muqui. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 4,6 milhões e a obra está prevista para ser entregue em fevereiro de 2011.

A estrutura está sendo construída dentro dos padrões Nova Escola, adotado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), para a melhoria da qualidade do ensino. A escola contará com o bloco pedagógico, com a construção de 12 salas de aula, coordenação, biblioteca, um (01) laboratório de Informática, um (01) laboratório de Ciências, sala multiuso e a construção da quadra poliesportiva coberta, com vestiários.

O prédio escolar tem capacidade para atender 1.440 alunos, divididos em três turnos. Além de atender aos alunos do Ensino Fundamental e Médio com o ensino regular, a escola também oferecerá o programa Mais Tempo na Escola e o projeto Escola Aberta.

Nova Escola

O Plano Estratégico Nova Escola foi lançado em março de 2008 e garante aos estudantes, entre outros itens, um prédio bem estruturado, com sala de Informática, biblioteca, quadra poliesportiva com material esportivo, laboratórios, entre outros espaços essenciais para garantir o bom aprendizado das crianças e jovens capixabas. O documento evidencia uma agenda de projetos e ações prioritárias até 2011.

Mais Tempo

O programa Mais Tempo na Escola visa a ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando novas oportunidades de aprendizagem e a contribuição para a melhoria do desempenho escolar e ampliação do universo de experiências socioculturais, esportivas e de iniciação científica. O tempo de permanência do aluno na unidade de ensino é definido com a participação e aprovação da comunidade escolar, por meio do Conselho de Escola. Os professores também podem optar pela ampliação de sua carga horária remunerada de trabalho.

Escola Aberta

O programa executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) está sendo desenvolvido desde novembro de 2004 pela Sedu nas escolas estaduais. O programa surgiu com a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) de abrir espaços nos fins de semana para contribuir com a redução da violência entre os jovens.

Com relação às obras da estrada, o governador Paulo Hartung destacou que o trecho asfaltado será mais um vetor para o desenvolvimento de toda a região, beneficiando não apenas os municípios de Jerônimo Monteiro e Muqui, mas também a população de Alegre, de Castelo, de Muniz Freire, de Atílio Vivácqua.

Com relação às obras da escola, Hartung lembrou que o Governo do Estado está desenvolvendo um conjunto inédito de intervenções na rede física das escolas, jogando os antigos prédios no chão e construindo uma nova escola, viva e atrativa para alunos, professores e para as famílias.

“Ao mesmo tempo também implantamos o ensino profissionalizante em nossa rede, passamos a oferecer bolsas de ensino técnico e superior, bolsas de inglês e estamos presentes, inclusive, nos cursos de mestrado e doutorado. Meu sonho é que o Espírito Santo se transforme nos próximos anos em um Estado provedor de gente qualificada para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador recebeu uma carta dos alunos da Escola Marcondes de Souza, em que eles agradecem ao Governo do Estado pela construção da nova escola. Na carta, redigida pelo aluno Lucas Silva Souza, os alunos ressaltam os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo para o fortalecimento do ensino em todo o Espírito Santo.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões