08/08/2024 11h46

Hemocentro Regional de Linhares promove I Simpósio em Hemofilia e Doença de Von Willebrand para profissionais de saúde

O Hemocentro Regional de Linhares realizou o I Simpósio em Hemofilia e Doença de Von Willebrand para profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e Rede de Atenção às Urgências e Emergências. O evento aconteceu nessa segunda-feira (05).

As coagulopatias hereditárias, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), são doenças hemorrágicas decorrentes da deficiência de fatores de coagulação no organismo do paciente, sendo a doença Von Willebrand e as hemofilias A e B as mais frequentes.

Atualmente, 982 pacientes estão cadastrados e recebem tratamento para hemofilia e outras coagulopatias, como a Doença de Von Willebrand, em todo o Estado. Desses pacientes, 311 são portadores de Hemofilia A, 109 pacientes com Hemofilia B e 562 têm outras coagulopatias.

A coordenadora do Hemocentro Regional de Linhares, Alinne Delmasquio Padilha, explicou que o simpósio surgiu para promover a divulgação das coagulopatias hereditárias, visando ao manejo correto das intercorrências pelos profissionais de saúde, além de permitir a troca experiências e fomentar o estreitamento dos laços dos hemocentros com a rede assistencial. A unidade de Linhares atende 42 pacientes hemofílicos e cinco pacientes com a Doença de Von Willebrand.

“As doenças hemorrágicas hereditárias são crônicas e complexas. Dessa forma, o atendimento desses pacientes requer uma atenção integral, com abordagens de vários profissionais, envolvendo todas as instâncias da rede pública de saúde. Nesse processo, os profissionais da Atenção Primária desempenham um papel fundamental na identificação de sinais e sintomas. O diagnóstico precoce pode ser vital para o manejo adequado e o encaminhamento para um centro especializado (ambulatório do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo – Hemoes), garantindo que o paciente receba o tratamento adequado o mais rápido possível”, informou a coordenadora Alinne Delmasquio Padilha.

O evento também contou com a presença da diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad; da diretora-técnica do Hemoes, Soraya Ferreira de Almeida; da diretora do Hemocentro Regional de São Mateus, Vanilda Borges; e da coordenadora estadual do Programa de Coagulopatias Hereditárias do Ministério da Saúde, Alessandra Nunes Loureiro Prezotti.

Simpósio

O simpósio contou com a participação de 70 inscritos. Durante o evento, foram apresentadas as palestras “O que é Hemofilia e Doença de Von Willebrand? Do diagnóstico ao tratamento” e “As coagulopatias na Atenção Primária e Emergências”, com a médica hematologista do Hemoes Alessandra Prezotti; “Conviver com Hemofilia: A visão da pessoa com Hemofilia”, com o professor de Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Francisco Careta; e “Conviver com Doença de Von Willebrand: a experiência da pessoa com DvW”, com a farmacêutica Gabrielle Rocha.

O evento também teve um momento destinado à apresentação de casos clínicos pelas profissionais Alessandra Fernandes e Ana Paula Brumatti, enfermeira e assistente social do Hemocentro Regional de Linhares, respectivamente; e pela farmacêutica do Hemoes Maria Orletti.

O simpósio contou ainda com a fala da presidente da Associação dos Hemofílicos do Espírito Santo, Roziane Pereira, sobre o papel do controle social no tratamento das pessoas com coagulopatias, e foi finalizado pela diretora-técnica do Hemoes, Soraya de Almeida.

Após a realização do simpósio, a coordenadora do Hemocentro Regional de Linhares comemorou o sucesso da ação e destacou a importância do Hemoes na promoção de debates. Segundo Alinne Padilha, além de impulsionar a educação, a atualização de conhecimentos e o estímulo à pesquisa e inovação, os eventos ajudam a garantir e melhorar as práticas adotadas pelos profissionais da saúde.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde