01/11/2017 11h23

Himaba completa um mês sob nova gestão

Há 30 dias, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) está sob a gestão da organização social Instituto de Gestão e Humanização (IGH).

Neste primeiro mês, foram realizados 5.578 atendimentos, sendo 4.321 no pronto-socorro, cuja abertura passou a ser 24 horas, todos os dias da semana.

Seguindo o contrato, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) prevê, em até 90 dias, novos investimentos no hospital, chegando a 180 leitos, com o aumento de 27%. Neste início, a taxa de ocupação dos leitos foi de 100%.

Priorizando a segurança dos pacientes, estão sendo adquiridos equipamentos de suporte à vida como ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, acessórios, dentre outros. Além disso, houve melhora na ambiência das unidades de internação, dando um acolhimento mais humanizado.

A proposta do IGH é ampliar sua oferta de atendimento, aumentando o número de internações e permitindo que seus usuários sejam atendidos sem a necessidade de deslocamento para outras unidades de saúde ou regiões. "Nesse período, garantimos a abertura do Pronto-Socorro 24 horas, sete dias da semana. A próxima etapa é aumentar os procedimentos cirúrgicos e qualificar ainda mais a assistência da emergência", ressaltou o diretor técnico do IGH, Andres Alonso.

Serão abertos mais três leitos de obstetrícia, 10 leitos de saúde mental, 20 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), três leitos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), e dois leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico.

Contrato

O contrato de gestão estabelece metas e prazos a serem cumpridos; indicadores de qualidade e de produtividade; determina a transparência das demonstrações financeiras; planejamento e repasses financeiros vinculados ao cumprimento de metas. O monitoramento do contrato de gestão fica por conta da Sesa, que faz o acompanhamento e a fiscalização da execução das metas, dos resultados e da melhoria do atendimento ao cidadão.

O contrato com o IGH tem vigência de cinco anos, e periodicamente a organização social apresentará relatórios comparativos entre metas e resultados alcançados (metas qualitativas trimestralmente e metas quantitativas semestralmente).

A Sesa repassará um total de R$ 76.180.076,09 para a operacionalização do serviço nos primeiros 13 meses de contrato. O recurso será usado para custeio (R$ 75.880.076.09) e para investimento (R$ 300 mil).

Entre as principais vantagens da administração por OS estão: satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); otimização dos recursos e redução de custos; qualidade dos serviços ofertados; avaliação de desempenho: ênfase nos resultados; maior autonomia administrativo-financeira; flexibilidade para contratação de pessoal; facilidades nas aquisições; conservação do patrimônio gerando economicidade; financiamento definido no orçamento público e autonomia gerencial dos serviços.

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br