07/10/2021 16h44

Himaba inaugura duas brinquedotecas para pacientes da unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, agora conta com duas brinquedotecas dedicadas ao lazer e aprendizado das crianças que recebem tratamento na unidade. O espaço conta com novos brinquedos, livros e ambientações lúdicas.

A inauguração ocorreu, na última sexta-feira (1°), e contou com a presença de representantes da Secretaria da Educação (Sedu), diretores e colaboradores do hospital.

Com o intuito de garantir a segurança e diversão dos pacientes, as atividades desenvolvidas no local serão supervisionadas por uma profissional especializada. Além disso, o espaço será compartilhado com a classe escolar, com a atuação de duas professoras na alfabetização das crianças e adolescentes em período de internação.

Durante a solenidade, o diretor-geral do Himaba, Fábio Diehl, reiterou que essa é apenas uma das ações que a unidade tem desenvolvido para manter o compromisso firmado com a sociedade. Ele também lembrou da importante proposta da brinquedoteca no ambiente hospitalar, proporcionando humanização ao atendimento.

“O objetivo é auxiliar na recuperação dos pacientes, proporcionando condições favoráveis para que eles possam lidar com os diferentes sentimentos gerados durante o tratamento. As atividades desenvolvidas no local fazem com que a estadia no hospital seja menos dolorosa e mais positiva. Além de divertir, ainda trabalham os aspectos social, afetivo, físico-motor, cognitivo e moral dos jovens”, explicou.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, avalia a novidade como parte da reestruturação pela qual a unidade hospitalar passa. “O Himaba já está passando por um momento de transformação. Estamos cuidando do reabastecimento de estoque de medicamentos, apresentamos melhorias administrativas, reorganizamos setores, entregamos um novo refeitório e avançamos com o plano de reformas. As brinquedotecas são bons exemplos que demonstram o carinho e cuidado que temos com cada paciente e familiar. E mais ações estão por vir”, garante.

Hora de brincar

Após a inauguração, é hora de aproveitar. O pequeno Isaque Garcia Gonçalves, de 6 anos, sentiu-se acolhido na brinquedoteca da ala pediátrica anexa e, logo nos primeiros dias, já esteve no local realizando atividades orientadas pela terapeuta ocupacional atuante.

A mãe dele, Eliana Barboza Garcia Gonçalves, contou que esta foi a primeira experiência com atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e se surpreendeu positivamente, principalmente pela oferta de um local voltado para o desenvolvimento intelectual e o lazer das crianças.

"Desde o momento em que entramos aqui, desfrutamos de um atendimento humanizado. Além de contar com profissionais atenciosos, pude ver o meu filho se sentindo acolhido e tranquilo, em um momento no qual as crianças geralmente se sentem mais inquietas. A brinquedoteca é um projeto desenvolvido para valorizar o lado humano dos pacientes e um ambiente que merece ser explorado e difundido entre todas as instituições infantis", pontuou.  

Temas da brinquedoteca

A primeira brinquedoteca, localizada na ala pediátrica do hospital, conta com novo mobiliário, aparelho de televisão e ambientação caracterizada pela temática ‘Natureza’, que reforça a preocupação em cuidar da fauna e flora. Já a segunda, montada no anexo ao Himaba, tem a decoração com o tema ‘Dinossauros’, animais que, por mais de 167 milhões de anos, foram dominantes na Terra.

Instituto Acqua

O Instituto Acqua é uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos, com 22 anos de história, e atua na área de saúde pública e privada em todo o território nacional.

A instituição está à frente da gestão do Himaba desde abril de 2021. 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Thaís Tomazelli

thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard