17/09/2010 17h35 - Atualizado em 21/01/2019 16h36

Homenagens marcam sexto aniversário do Ciodes - 190

Na manhã desta sexta-feira (17), foi realizada a solenidade em comemoração ao sexto aniversário do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes - 190). Durante o evento, realizado na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram homenageados alguns colaboradores que se destacaram ao longo do último ano.

Inaugurado em setembro de 2004, o Ciodes - 190 funciona como um complexo, integrando as polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal de Vitória e profissionais da Secretaria de Justiça. Ao longo desse seis anos o Ciodes - 190 recebeu mais de 20 milhões de ligações.

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia; a subsecretária de Integração Institucional, Magda Lamborghini; o comandante da Polícia Militar, coronel Oberacy Emmerich Júnior; o chefe da Polícia Civil, Júlio Cesar Oliveira Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota; entre outras autoridades.

O diretor do Ciodes, major Nylton Rodrigues, fez uma apresentação sobre os avanços do Ciodes nestes seis anos do serviço. Além das várias comparações de como a população capixaba era atendida antes do Centro Operacional e como é prestado este serviço agora, o militar destacou o uso da tecnologia. “Atualmente trabalhamos com equipamentos de ponta e recebemos visitas de representantes de vários Estados que querem conhecer de perto nossas ferramentas tecnológicas e a metodologia que empregamos no Centro Operacional”, destacou.

A parte final do evento foi marcada por homenagens aos destaques operacionais de cada um dos setores envolvidos no atendimento à população – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Justiça e atendimento do Call Center 190.

Homenageados:

Paulo de Tarso Nonato Santana – 3º sargento PM, operador de rádio do 1º Batalhão da Polícia Militar
Juberto Antônio Mercier – Investigador da Polícia Civil, operador de rádio da Central de Operações da Polícia Civil

Nolimar Batista Silva – Cabo Bombeiro, operador de rádio da Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar

Luciano Barbosa – Agente de trânsito, operador de rádio da Central de Operações da Guarda Civil Municipal de Vitória

Miriam dos Santos Machado – agente penitenciária, operadora de rádio da Secretaria de Justiça
Penha dos Santos – Atendente do Call Center

Assessoria de Imprensa/Ciodes