09/03/2022 18h50

Hospital Central organiza ações de conscientização no Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é lembrado nesta quinta-feira (10), com uma importante mensagem de conscientização e prevenção às doenças renais, principalmente à Doença Renal Crônica (DRC). A campanha deste ano, coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), foca na educação sobre essa patologia e, para alertar colaboradores e a comunidade local, o Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC) vai promover ações voltadas ao assunto.

A unidade vai realizar uma manhã de debates para o aprofundamento do assunto, com uma equipe que estará no Parque Moscoso, no Centro de Vitória, das 8h às 12h, para aferir pressão arterial, dosar a glicemia e tirar dúvidas da população sobre a doença. A ação vai contar com a participação da médica nefrologista Fernanda Zobole e da coordenadora de enfermagem e responsável pelo serviço de hemodiálise da unidade, Margareth Cunha Montbeller.

“O tema da campanha deste ano é muito importante, porque a prevenção é o melhor remédio quando falamos em doenças renais. Então, quanto maior a divulgação sobre o assunto, mais a população pode agir. Diabéticos, hipertensos, pacientes com infecções urinárias de repetição e outras doenças renais precisam ser avaliados por um nefrologista. É aí que surge a necessidade da campanha. A ação no parque vai promover uma manhã muito agradável”, destacou a médica Fernanda Zobole.

Para encerrar a semana, os colaboradores do Hospital Estadual Central terão a oportunidade de assistir a uma palestra que vai abordar tópicos de relevância para precaver a todos sobre os cuidados com os rins. O evento será realizado às 14 horas, no auditório da instituição, e vai contar com dinâmicas voltadas à importância da quantidade correta de água a ser ingerida no dia a dia.

Sobre Doença Renal Crônica

Afetando uma a cada dez pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população, a Doença Renal Crônica é caracterizada pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais. Com o diagnóstico precoce, a maioria dos casos pode ser controlado ou retardado. No entanto,  como não manifesta sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, é fundamental conhecer a doença e os principais fatores de risco.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil, o número de pacientes com a doença renal crônica é crescente, sendo que, atualmente, mais de 140 mil pessoas realizam diálise no País. Por isso, a importância da conscientização e da educação sobre o assunto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Comunicação iNOVA Capixaba
Luan Ribeiro / Gessika Avila
comunicacao@inovacapixaba.es.gov.br

  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard